GACEP/MP realiza novas inspeções nas unidades da Polícia Civil em Teresina

Estas inspeções têm como objetivo verificar a realidade do funcionamento e estrutura de cada prédio, bem como a regularidade dos procedimentos da atuação policial

GACEP/MP realiza novas inspeções nas unidades da Polícia Civil em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), continuou, nesta semana, a série de vistorias técnicas nas unidades de Polícia Civil sediadas em Teresina. Estas inspeções têm como objetivo verificar a realidade do funcionamento e estrutura de cada prédio, bem como a regularidade dos procedimentos da atuação policial.

Na quinta-feira (04), as visitas aconteceram no Instituto de Identificação; na Delegacia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias; na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM SUL) e nos 3°, 10° e 13° Distritos de Polícia.

Já na sexta-feira (05), foram inspecionadas as sedes do Instituto Médico Legal (IML); da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE); do Instituto de Criminalista, além dos 2°, 11° e 12° Distritos Policiais de Teresina.

13° Distrito de Polícia

A promotora de Justiça e integrante do GACEP Lenara Batista Carvalho Porto, visitou, na manhã de quinta-feira (05), o 13° Distrito de Polícia situado no bairro Três Andares. Na ocasião, foi identificada uma recente reforma, possibilitando a melhoria em algumas salas. Todavia, outras salas ainda serviam de depósito para materiais. Notou-se, também, a aquisição de climatizadores e bons aparelhos eletrônicos.

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI

3° Distrito de Polícia e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher

Seguindo com as fiscalizações na quinta, foram avaliadas as sedes do 3° DP, localizada no bairro da Vermelha, e da DEAM SUL, situada no Parque Piauí. A promotora observou a falta de acessibilidade e identificação dos banheiros para a população; pontos de infiltração, fiação exposta; cupim; deficiência na limpeza e bastante entulho. Na DEAM, a promotora verificou a inexistência de uma abordagem multidisciplinar para acompanhamento da vítima, direito garantido por lei. Outro fator examinado, foi o prédio onde funciona a DEAM, ser ambiente para usuários de drogas, no período noturno.

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI

10° DP e Delegacia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos

No mesmo dia, a coordenadora do GACEP, promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, visitou, a 10° Delegacia de Polícia de Teresina, onde foram verificados avanços em relação à última inspeção realizada, inclusive com o atendimento à recomendação expedida pelo GACEP pela autoridade policial. Na Delegacia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias, lá foi constatado problemas no ar condicionado e na instalação elétrica, na ocasião foi relatado a recorrente queda de energia, apesar de a Unidade ter passado por reformas recentes, além disso, verificou-se a ausência de extintor de incêndio.

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI

2°, 11°, DEPRE e 12° Distritos de Polícia

Nesta sexta-feira (05), foram realizadas vistorias no 2° DP, no bairro Primavera; o 11° DP, com sede no Planalto Uruguai; e o 12° DP, no Renascença, sob coordenação da promotora de Justiça Lenara Batista Carvalho Porto. Nestas inspeções, foram verificados problemas similares. Dentre eles, salas de repouso sem estrutura básica, uma delas sendo depósito de inquéritos; viaturas sem placas; grande terreno sem utilidade; banheiros sem iluminação; falta de limpeza; celas desativadas e abrigando veículos apreendidos; aparelhos de ar condicionado em mau estado e teto com infiltração. Já na Delegacia de Prevenção e Repreensão a Entorpecentes (DEPRE), a promotora de Justiça Fabricia Barbosa constatou melhorias em relação à última vista.

Foto: Ascom/MPPI

Após as visitas, serão adotadas novas providências com vistas a assegurar a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, inclusive requisitando às autoridades estaduais de segurança pública a implementação de medidas para a correção das irregularidades constatadas.

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI

Foto: Ascom/MPPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES