Galerias ameaçam destruir ruas e casas na zona Sudeste de Teresina

Um conjunto de quatro galerias na zona Sudeste de Teresina ameaça a estrutura de ruas e residências

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um conjunto composto por quatro galerias a céu aberto é considerado o maior pesadelo dos moradores da Vila Andaraí, zona Sudeste de Teresina. Em razão do mau uso da estrutura a água suja, repleta de dejetos e lixo, atravessa os terrenos das casas deixando as residências comprometidas, tanto que um buraco já se abriu no meio da rua denunciando o descaso.

Durante o temido período chuvoso, o lixo entope os canos, provocando enchentes que tiram muitos moradores de dentro de suas próprias casas.
A maior e que traz mais incômodo é a que fica localizada na Rua 6, quadra D, local onde o buraco abriu.

Os moradores aterraram com pedras e areia para amenizar a situação, mas ao que parece a população da Vila Andaraí está diante de uma tragédia anunciada. Além disso, o local é um verdadeiro viveiro de moscas, ratos e várias pragas, que aparecem pelo rastro malcheiroso que escoa das galerias.

Para Francisco Paiva Lima, liderança comunitária da região da Vila Andaraí, a situação está grave, mas não por falta de reclamações. A população já pediu um encaminhamento à SDU Sudeste, mas até o presente momento não foi feito nada para resolver a questão: “Aqui quando chove alaga tudo, fica tudo cheio. Principalmente agora que está cedendo. Isso já tem dois anos, e a única coisa que nos dão são promessas e nenhuma solução”, explica.

Na opinião de Francisco, a galeria está cedendo porque não há uma estrutura que possa suportar o peso dos carros que passam pela rua: “Eu acho que o projeto que eles fizeram não previa que passassem carros pesados na via, porque essa galeria aqui da Rua 6 não tem baldrame.

Por isso que a galeria cedeu e a água está passando por baixo da rua, está para afundar com tudo, junto com as casas próximas. Do buraco aberto na rua dá para ver”, relata a liderança comunitária.

De acordo com o líder comunitário, a região está no Orçamento Popular: “O que pedimos é que eles façam alguma coisa, porque essas ruas é para ser beneficiada com o Orçamento Popular. Dá para pelo menos eles pegarem um pouco desse recurso e fazer alguma coisa para que a rua não afunde de uma vez e leve nossas casas”, diz.

Lama invade casas durante as chuvas

Além do buraco aberto no meio da rua, que deve se agravar no período chuvoso, outra preocupação dos moradores é a iminência de ter a casa invadida pela lama mais uma vez:

"Na última chuva a água passa por cima da rua. A lama deu no joelho e invadiu minha casa, tem até a marca na parede até hoje. Perdi dois colchões nessa brincadeira. E isso acontece porque a galeria não dá vencimento da água", explica Francisco Paiva Lima.

Após a construção de um condomínio, parte da galeria foi aterrada, o que faz com que a vazão da água não escoe para dentro da galeria, mas sim para a rua e as casas:

"Agora a situação piorou ainda mais porque foram construir um condomínio lá pra cima e jogaram os aterros na galeria da frente, que junto com o mato que se formou lá não tem mais com segurar a água, e acontece de transbordar e invadir as casas do pessoal", finaliza o líder comunitário da Vila Andaraí.

Galerias devem ficar prontas em agosto de 2015

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona Sudeste de Teresina reconhece os problemas trazidos pela galeria à população da Vila Andaraí.

Mas, segundo Marcos Rogério Ribeiro, gerente de obras da SDU Sudeste, todas as galerias - no total são 4 - estão em fase de análise e projeto de engenharia: "Todas aquelas galerias estão em projeto. Estão analisando para onde vai passar o transcurso da galeria. Após essa finalização, ele será encaminhado pro orçamento e depois para a licitação", declara.

Ainda de acordo com Marcos Rogério, após o processo licitatório, as obras devem ser iniciadas com o fim do período chuvoso. Em uma estimativa apontada, as galerias devem estar revitalizadas até agosto, no máximo:

"Infelizmente não dá para construir galerias durante o período chuvoso, então essas obras devem ser iniciadas em meados de abril e maio. Uma obra dessa magnitude tem período médio de 60 a 90 dias", finaliza o gerente de obras.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES