Gari é homenageada com Medalha Conselheiro Saraiva

Izabel Cristina Pereira de Sousa Cruz trabalha há 20 anos como gari

A empresa contratada pela Prefeitura de Teresina para fazer a limpeza das ruas da cidade tem uma funcionária sorridente e cheia de energia. Assim é Izabel Cristina Pereira de Sousa Cruz, que trabalha há 20 anos como gari com a intenção de se aposentar neste ofício. Na noite de ontem,  dia 16 de agosto, ela foi umas das homenageadas pela administração municipal e recebeu a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.

Outras 33 mulheres foram agraciadas com a comenda, como mais uma homenagem que a Prefeitura faz às mulheres que dão sua colaboração na construção de Teresina e este ano são o tema da campanha do aniversário da cidade.

Trabalhar na limpeza da cidade não é uma atividade muito fácil. Faça sol ou faça chuva, lá estão os garis, limpando cuidadosamente cada pedacinho da calçada e rua para deixar o ambiente agradável. Izabel Cristina é uma dessas profissionais que, com a vassoura na mão e sorriso no rosto, trabalha para que Teresina se mantenha limpa e agradável aos seus moradores. 

Gari recebeu a homenagem das mãos do prefeito Firmino Filho (Crédito: Renato Bezerra)
Gari recebeu a homenagem das mãos do prefeito Firmino Filho (Crédito: Renato Bezerra)

Ela começou a trabalhar como gari aos 26 anos, segundo ela, o seu primeiro emprego. Atualmente, a gari está com 46 anos e afirma ser muito feliz na sua profissão.

“Todo trabalho é digno e desde o meu primeiro dia como gari abracei o ofício com muito gás e determinação e sou satisfeita com a minha profissão. Não tenho uma falta, nunca coloquei um atestado médico e o meu trabalho é bastante prazeroso. Sou bastante realizada com o que faço e pretendo me aposentar sendo gari”, destacou.

Com Ensino Médio completo, Izabel Cristina, casada e mãe de três filhos, estimula os filhos a estudarem, mas o seu ofício também serviu de exemplo para um dos filhos, que agora segue o caminho da mãe e também atua como gari.

“Meus três filhos estão na faculdade e um deles, apesar de cursar Farmácia em uma universidade da capital, trabalha também como gari. E sempre falei para meus filhos que todo trabalho que é feito com honestidade e com alegria é digno de respeito”, afirmou. 

Izabel Cristina ficou radiante com a ideia de ser homenageada pela Prefeitura de Teresina.

“Fiquei muito feliz em saber que fui indicada entre todos os meus colegas de profissão para ser homenageada. Isso só fortalece o sentimento que tenho de que quando se trabalha com amor, determinação, tudo é mais fácil e mais leve, e com isso vem o reconhecimento. Sou feliz por saber que o meu trabalho de varrer as ruas da nossa cidade é reconhecido por um dos maiores órgãos da cidade, que é a Prefeitura de Teresina”, comemorou.

Fonte: Portal Meio Norte