Garota de 12 anos arrecada livros e monta biblioteca comunitária

Ela criou uma biblioteca comunitária no povoado de Serrote.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maria Clara tem apenas 12 anos, mas teve uma ideia que vai ficar para a eternidade e pode mudar a vida de qualquer pessoa, independente da idade.

Ela criou uma biblioteca comunitária no povoado de Serrote, no sertão da Bahia.

Segundo o site local Calila Noticias, a ideia partiu da menina, que arrecadou todos os livros por meio de campanhas de doações e pedidos em grupos no Whatsapp.

O objetivo, segundo Clarinha, como é conhecida pelos amigos, é criar oportunidades para que os jovens da comunidade se interessem por histórias tanto quanto ela.

Com ajuda da diretora de sua escola e do seu avó, a garota montou um acervo, que contempla desde livros didáticos, romances e até clássicos da literatura brasileira.

O local escolhido para ser a sala de leitura é uma casinha simples, com algumas prateleiras de ferro, onde antes funcionava um posto telefônico, às margens da rodovia que cruza a cidade.

Apesar da simplicidade, Clarinha faz questão de manter a ordem e o cuidado com os livros - ela sabe o poder de transformação que eles têm. Os títulos são catalogados e funcionam em esquema de empréstimo e devolução.

“A biblioteca é de toda comunidade. Esses livros não são meus, são para quem quiser levar pra casa, e ficar quanto tempo for necessário pra terminar a leitura.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES