Garoto de sete anos precisa de medula para sobreviver no Piauí

Garoto de sete anos precisa de medula para sobreviver no Piauí

Garoto de sete anos precisa de medula para sobreviver no PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com apenas 7 anos de idade, Jos? Francisco vive um drama comovente. Portador de uma patologia chamada Aplasia Medular, o garoto precisa urgentemente de um transplante de medula para garantir a sua sobreviv?ncia.

A aplasia medular ? caracterizada pela degenera??o ou pela fal?ncia da medula, ?rg?o respons?vel pela produ??o do sangue no corpo. ? uma doen?a rara e alta gravidade.

Natural de Campo Maior ? PI, a m?e de Jos? Francisco, vi?va, travou uma batalha contra o tempo. O garoto necessita urgentemente de um doador de medula compat?vel, a fim de garantir sua sobreviv?ncia.

De acordo com a m?e, Jeane, a ?nica alternativa ? contar com a sensibilidade da popula??o. ?Eu fa?o um apelo a todas as pessoas para que fa?am o teste de compatibilidade de medula. S?o apenas 10ml de sangue. Para quem faz, n?o custa nada, mas para o Jos? Francisco, pode representar a vida?, implora.

Sexta-feira, 28.09, o Hemopi colocar? sua estrutura ? disposi??o da cidade de Campo Maior, para que os conterr?neos do garoto possam fazer o cadastramento de medula ?ssea. De acordo com os especialistas, existem maiores possibilidades de compatibilidade entre pessoas da mesma regi?o.

O evento solid?rio acontecer? no Hospital Sandu, em Campo Maior, das 7h ?s 19h. Os doadores dever?o levar R.G e CPF.

Em Teresina, os volunt?rios dever?o porocurar a sede do Hemopi.

Passo a passo para se tornar um doador de medula

? Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa sa?de poder? doar Medula ?ssea. Esta ? retirada do interior de ossos da bacia, atrav?s de pun?es e se recomp?e em apenas 15 dias.

? Tudo seria muito simples e f?cil, se n?o fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compat?vel pode chegar a UMA EM CEM MIL!

? Por isso, s?o organizados Registros de Doadores de Medula ?ssea, cuja fun??o ? cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro ? consultado. Se for encontrado um doador compat?vel, ele ser? convidado a fazer a doa??o.

? Para o doador, a doa??o ser? apenas um inc?modo passageiro. Para o doente, ser? a diferen?a entre a vida e a morte.

? A doa??o de medula ?ssea ? um gesto de solidariedade e de amor ao pr?ximo.

Caso voc? decida doar

1. Voc? precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de sa?de (n?o ter doen?a infecciosa ou incapacitante).

2. Onde doar:

? poss?vel se cadastrar como doador volunt?rio de medula ?ssea nos Hemocentros de cada Estado. No Rio de Janeiro, al?m do HEMORIO, o INCA tamb?m faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores volunt?rios de medula ?ssea.

Locais de doa??o

3. Como ? feita a doa??o

Ser? retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informa?es pessoais.

Seu sangue ser? tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que ? um teste de laborat?rio para identificar suas caracter?sticas gen?ticas que

podem influenciar no transplante.

Seu tipo de HLA ser? inclu?do em nosso cadastro.

Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade ser? verificada.

Se voc? for compat?vel com o paciente, outros exames de sangue ser?o necess?rios.

Se a compatibilidade for confirmada, voc? ser? consultado para decidir quanto ? doa??o.

Seu atual estado de sa?de ser? ent?o avaliado.

A doa??o ? um procedimento que se faz em centro cir?rgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer interna??o por um m?nimo de 24 horas. Nos primeiros tr?s dias, ap?s a doa??o, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analg?sicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam ?s suas atividades habituais depois da primeira semana.

Fonte: INCA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES