Garoto que teve estaca atravessada no peito se recupera da cirurgia

Criança está se recuperando da intervenção no HUT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O menino Bruno Pessoa, 8 anos, que teve o corpo perfurado por uma estaca após cair de uma árvore na cidade de Santa Filomena, sul do Estado,está se recuperando bem da cirurgia na Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que é referência principalmente para casos de traumas. O garoto está acompanhado pelos pais e recebendo o carinho de parentes e amigos.

A cirurgia para a retirada da estaca durou duas horas e foi um procedimento bastante delicado, pois  havia o risco de uma lesão mais grave. Para minimizar esses riscos, o procedimento foi realizada com vários especialistas, inclusive um cirurgião vascular e torácico.

O cirurgião pediátrico Rogério Medeiros, que participou do procedimento cirúrgico, disse que o pedaço de madeira de aproximadamente 50 cm atravessou o tórax da criança e passou a centímetros do pulmão e coração.

“Esse caso surpreendeu toda equipe médica. Bruno teve muita sorte. A madeira não atingiu nenhum órgão nobre e, pela recuperação que ele vem apresentando, logo estará em casa”, comentou.

 A mãe do Bruno, Nonata Pessoa, relatou que teve muito medo de perder o filho. “Ele foi muito forte. O atendimento no HUT foi rápido e salvaram meu filho. Agora quero só saúde e poder voltar pra casa”, ressalta. 

No geral o HUT atende por mês uma média de 6 mil pessoas e mais de 1.300 cirurgias. No ultimo mês de maio o centro cirúrgico do HUT bateu novo recorde foram 1.403 cirurgias atingindo a marca de 100.013 cirurgias desde sua inauguração em maio de 2008.

Estrutura

Com uma ala exclusiva para atendimento de urgência pediátrica, o hospital oferece aos pequenos  mais conforto e privacidade durante a assistência. Este ano o Hospital já atendeu 4.616 crianças e realizou 97 cirurgias pediátricas. Em 2015, foram 9.072 atendimento e 367 cirurgias somente em crianças de 0 a 14 anos. 

Além de uma equipe médica preparada, um dos fatores que faz a diferença no atendimento de urgência é o fato do HUT dispor de equipamentos de última geração, como dois tomógrafos com imagens em 3D. Essa tecnologia proporciona um diagnóstico rápido e preciso.

“No caso do Bruno, a tomografia fez toda a diferença porque permitiu determinar a posição do corpo e sua relação com órgãos, como o pulmão e as grandes artérias”, explicou o cirurgião pediátrico Adolfo Batista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES