Gastronomia molecular e cozinha italiana fazem sucesso no Caminhão Cozinha show

No primeiro dia estacionado no Jockey, público acompanhou receitas inusitadas e viu que é possível harmonizar massa com cerveja

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Caminhão Cozinha Show, umas das estrelas do Rio Gastronomia, está estacionado no Jockey Club neste primeiro fim de semana, sob a coordenação pelo Senac. Na primeira aula desta sexta, os chefs Marcelo Neves, Angela Valente e Bernardo Worms que são alunos do grupo de Pesquisa e Inovação na Cozinha, do Senac RJ, apresentaram o resultado de suas pesquisas na área da gastronomia molecular na aula "Inovando na Cozinha Brasileira". A chef Ângela Valente, ensinou o prato "Descobertinho", uma reinvenção do tradicional escondidinho de carne seca, receita original de pernambuco.


- O prato é uma desconstrução do escondidinho, normalmente você recheia o aipim com alguma coisa. Eu fiz uma releitura, ao invés de ficar escondido, o recheio fica à mostra.

Já o chef Bernardo Worms fez a plateia redescobrir a Mata Atlântica, com a receita do sorbet de coco jerivá.

- o jerivá é um produto que ninguém dá bola. Somente as crianças que costumam catar o coco e se deliciam. A minha professora de gastronomia me mandou catar coquinho. Foi assim que surgiu esta receita - conta.

Na segunda aula, sobre a cozinha italiana do Piemonte, o chef Rodrigo Kossatz, do restaurante Areias, e o Beer Sommelier, José Honorato, apresentaram truques de harmonização. Na aula, a estrela foi um delicioso carbonara acompanhado de cerveja belga.

- A gente só pensa em comer uma boa massa com vinho, mas a cerveja combina com carbonara. O que importa é o equilíbrio, um não pode aparecer mais que o outro. Escolhi a cerveja belga, porque você sente um pouco de fruta e doce na boca, não é muito amarga, e combina com molho pesado do prato - explica o sommelier.

O chef Rodrigo desmitificou certos mitos no preparo da massa:

- Quando se coloca água e óleo para o cozimento da massa, vai se formando uma película. Nada de usar óleo. O ideal é ter paciência e movimentar a massa por um tempo.

O chef compartilhou outras dicas, como deixar o queijo no prato, antes de colocar o espaguete, ou que o sal deve ser colocado quando a água já estiver quente.

As vagas para as aulas do fim de semana estão esgotadas, mas é possível acompanhar as receitas do lado de fora. No sábado, às 16h, Dudu Silva, do Deli Delícia, e Julio Lima, do Senac RJ, preparam lombo de porco ao tamarindo. Ainda no sábado, às 20h, as chefs Lucília Barreto e Walquíria Barroco ensinam a receita "Esferas e Espumas". No domingo, às 19h, Pedro Veras, do restaurante YU, ensina a cozinha saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES