Gays reivindicam o direito de doar sangue no Estado do PI

De acordo com dados do Hemopi, no Estado, apenas 1% da população doa ou já doou sangue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por mais uma vez o grupo Matizes, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, realizou o ato "Nosso Sangue Pela Igualdade", em reivindicação dos direitos de homens gays e bissexuais doarem sangue. O ato solidário aconteceu no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), durante toda a manhã de ontem (14).

De acordo com dados do Hemopi, no Estado, apenas 1% da população doa ou já doou sangue. Com esse número mínimo de doadores, o Piauí está longe de chegar ao que é estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê que o número de doadores fique entre 3 e 5%. Nesse sentido, o Matizes acredita que o número de doadores poderia ser maior, caso os homens gays e bissexuais pudessem doar sangue.

Atualmente, a média de atendimento mensal do Hemopi é de apenas cinco mil doadores. Esse número corresponde ao mesmo percentual do restante do país, que varia entre 1,8% a 2% da população, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com Marinalva Santana, coordenadora do Matizes, o ato realizado no Hemopi teve por objetivo chamar a atenção da sociedade na luta pelos direitos de homens gays e bissexuais de doarem sangue e também buscar apoio de instituições, entidades e órgãos públicos para que o Ministério da Saúde reveja a portaria nº 1.353/2011, que considera inapto, por doze meses, homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes.

"O Ministério da Saúde tem que avançar. Ele tem que ampliar algumas questões. Essa proibição é insustentável. Além disso, a portaria estimula a mentira, pois muita gente omite que é gay para poder doar e ajudar outras pessoas",coloca Marinalva ao ressaltar que a portaria é preconceituosa e discriminatória.

"O nosso ato visa exatamente propor uma discussão mais ampla acerca do assunto, já que a doação de sangue é um gesto solidário e que salva vidas. Lutamos por isso, pela igualdade dos direitos, com o objetivo de construirmos uma sociedade mais justa.

Por isso, mobilizamos várias pessoas para doação, porque preferimos fazer um protesto pela forma mais solidária, afirmativa e construtiva possível", ressalta Marinalva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES