General Motors fica no Brasil e pode investir em veículos híbridos

Novo ciclo de investimentos deverá ser divulgado no ano que vem, disse o vice-presidente Fábio Rua

General Motors fica no Brasil e pode investir em veículos híbridos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fábio Rua, vice-presidente de comunicação e relações governamentais da General Motors do Brasil, não poderia ser mais direto em sua apresentação no Congresso AutoData Perspectivas 2024, organizado de 21 a 22 de novembro no Espaço Fit Eventos, em São Paulo. 

Sobre uma possível saída da montadora do Brasil, algo que vem sendo especulado em rodas de conversas de fornecedores e concessionários, o executivo garantiu: “Não. A GM não sairá do Brasil”. Mais do que isso: Rua antecipou que a empresa, às vésperas de celebrar 100 anos no Brasil, em 2025, anunciará muito em breve seu próximo ciclo de investimentos: “Temos compromisso com o futuro e com a descarbonização”.

Estratégia ambidestra

Ao lembrar que a meta global da companhia é parar de produzir modelos movidos a combustão até 2035 Rua afirmou que “o presente é eclético e o futuro é descarbonizado”. O plano da GM é ambidestro, segundo o vice-presidente: ao mesmo tempo em que desenvolverá tecnologias elétricas ou descarbonizadas, seguirá investindo na eficiência energética de seus motores a combustão: “Enquanto produzirmos carros a combustão entregaremos carros cada vez mais eficientes”.

Sobre uma possível transição, Rua justificou que que ninguém tem certeza do futuro:

“Nossa meta é o elétrico para 2035. Novas tecnologias ao longo do tempo podem dar as caras. E podem mostrar que elas são tão ou mais eficientes do que o carro a combustão. Não podemos negar a possibilidade, de lá na frente, [termos carro] a célula a combustível, híbrido… não sei o que o futuro nos reserva, não só em termos de inovação como de escala e de competitividade”.

E completou: “Se esse futuro nos disser que a gente precisa, talvez, ser um pouco mais abertos ao nosso espectro de investimento em novas tecnologias, seremos.”

Para 2024 a GM projeta um crescimento de 2% a 5% do mercado brasileiro. Resultado de ações como o empenho do governo em acelerar o processo de descarbonização e às vésperas do anúncio do Mover, a nova fase do Rota 2030. “Mas, mais do que isto, precisamos ser mais eficientes, com capacidade ociosa de 53%. Podemos produzir 750 mil carros, nosso desejo é fazer pelo menos 600 mil. Temos mais de 350 fornecedores. E espero que 2024 seja melhor do que 2023”.

(Com informações do AutoData)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES