Geografia do Gonzagão envolve música e arte

Geografia do Gonzagão envolve música e arte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ensinar sobre o clima, migração e regionalização com as músicas de Luiz Gonzaga, essa é a proposta da equipe de formação continuada de Geografia da Rede Municipal de Educação, para dinamizar as aulas de Geografia e incluir na disciplina os tradicionais valores nordestinos. Organizando formas de levar para a sala de aula das escolas municipais de Teresina um aprendizado significativo das questões geográficas, os formadores estão capacitando os professores com o projeto ?Geografia do Gonzagão?.

A Escola Municipal Hermelinda de Castro, localizada na zona rural da cidade, é um exemplo de como a música pode envolver os alunos em um processo mais democrático de aprendizagem, onde tornam-se sujeitos ativos e não apenas receptores de conteúdo. As aulas de flauta e violão integram as crianças e ampliam o leque de oportunidades para o futuro.

Mesclando os benefícios da presença da música no cotidiano escolar com a necessidade de discutirem temáticas importantes do estudo da geografia, o novo projeto pretende contribuir para a melhoria do desenvolvimento lingüístico e cognitivo dos alunos. Atividades como seminários, trabalhos em grupo e análises de músicas do rei do baião envolverão todas as disciplinas, aproximando o conteúdo com a realidade das crianças.

De acordo com Fredson Castro, professor formador de Geografia da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o principal objetivo é mostrar como a rica música de Luiz Gonzaga pode contribuir para o ensino da disciplina. ?É um elo entre educação e arte, conteúdos formal e informal, tendo como ponto central as experiências vividas pelos alunos e as várias possibilidade de apreensão da realidade.

Os professores de Geografia estiveram reunidos ontem no Centro de Formação Odilon Nunes para discutir a execução do projeto, conhecendo os principais resultados que podem ser obtidos utilizando a música como técnica auxiliar de ensino. Aprenderam um pouco mais sobre a vida de Luiz Gonzaga e analisaram músicas famosas como Asa Branca e Vozes de Seca.

?A aplicação prática da produção cultural ao ensino contribui para uma nova prática educativa, que transmite ideias, conhecimentos e conceitos geográficos importantes?, conclui o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES