Gerência Sanitária de Teresina busca áreas para abatedouros

A denúncia aponta a falta de estrutura, por exemplo, de pisos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os membros da Gerência Sanitária de Teresina fizeram visitas no último final de semana à zona Rural da capital piauiense em busca de áreas para a criação e regulamentação de quatro novos abatedouros de caprinos, ovinos e suínos. A medida foi determinada pelo Ministério Público que identificou nove abatedouros clandestinos sem condições sanitárias para a realização do trabalho.

Através de inúmeros registros de irregularidades, o Ministério Público do Piauí constatou que a carne de animais de pequeno porte vendidos em Teresina é oriunda de abatedouros clandestinos.

A denúncia aponta a falta de estrutura, por exemplo, de pisos e paredes permeáveis, utensílios com madeira apodrecida, bancos enferrujados e muita sujeira. Nenhum dos locais possuía registro dentro das normas solicitadas pelos órgãos públicos de inspeção sanitária.

O gerente da vigilância sanitária Francisco Cesário conta que a entidade já está tomando as devidas providências com urgência. Por isso, no final de semana a equipe se deslocou até a zona Rural para pesquisar terrenos que atendam às exigências sanitárias e que não sejam distantes para os trabalhadores.

"O Ministério Público determinou em caráter de urgência para resolvermos a situação e estamos atendendo. A medida também está envolvendo vários órgãos como o Sebrae, a Fundação Municipal de Saúde, a Superintendência de Desenvolvimento Rural e os representantes desses abatedouros para juntos fazermos uma integração e tudo seja regulamentado o mais rápido possível", explica.

Francisco ainda relembra que o abatedouros de bovinos já foram regulamentados há anos pelo então prefeito Wall Ferraz, mas a situação dos locais de abate de animais menores nunca foi formalizado. Agora a nova medida também poderá se estender a esses abatedouros de animais com maior porte.

"Esses abatedouros de bovinos já estão regulamentados e são constantemente fiscalizados, nós vamos entrar em contato com os representantes desses locais para ver a possibilidade de integrá-los nessa nova medida. Dessa forma, esperamos dar mais qualidade e segurança à carne que é consumida pela população", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES