Gestantes têm acompanhamento gratuito na gravidez e pós-parto

De janeiro a abril de 2016 o SUS registrou 7.220 avaliações médica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tornar-se mãe exige da mulher e de toda a família muitos cuidados para que aconteça uma gestação saudável e que bebê e mãe sejam bem acolhidos no parto e pós-parto. A Atenção Básica em Saúde de Teresina possui programa institucionalizado que garante às mulheres o planejamento reprodutivo, o atendimento em todo o ciclo gravídico e o puerpério, ou seja, o pós-parto.

As Equipes de Saúde da Família (ESF) são capacitadas para acolherem bem as futuras mamães nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando há confirmação de gravidez, a mulher tem cadastro realizado junto ao Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da unidade de saúde para que seja marcada com agilidade a sua primeira consulta de pré-natal.

“Gravidez saudável é gravidez feliz. Logo, assim que a gravidez é confirmada e a mulher começa o atendimento na Unidade Básica de saúde, a enfermagem faz logo os testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e outros agravos e a caderneta da gestante já é gerada e preenchida. Ela será o documento daquela mãe durante toda a gravidez.”, diz Kallyne Sampaio, enfermeira da Atenção Básica em Saúde de Teresina.

As consultas de enfermagem no pré-natal são realizadas intercaladas com consultas médicas. O enfermeiro realiza trabalho em conjunto com o médico com o objetivo único de assistir integralmente à gestante e seu filho durante toda a gravidez, parto e puerpério. As consultas da gestante são agendadas e o atendimento programado em função dos períodos gestacionais que determinam maior risco materno e perinatal, também visando melhorar o acesso da gestante.

“Importante que o atendimento seja precoce no primeiro trimestre, regular, completo, garantindo que todas as avaliações propostas sejam realizadas, preenchendo-se o cartão da gestante, ficha da gestante, seu cadastro, classificação de risco”, afirma Mariano Neto, coordenador do Núcleo de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O coordenador afirma ainda que é ofererecido uma série de serviços gratuitos no pré-natal como consultas médicas, de enfermagem e odontológica, educação em saúde com curso de gestante, suplementação de ferro e ácido fólico, vacina e exames.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o intervalo entre as consultas deva ser de: mensal até 28ª semana; quinzenal entre 28ª e 36ª semana; semanal após 36ª semana.

“O sistema público de saúde chegou a um nível de organização que garante às teresinenses um acompanhamento do pré-natal e pós-parto de qualidade. A palavra é essa, qualidade. A Atenção Básica em Saúde possui critérios avaliativos das mães para melhor classificar sua gravidez e encaminhar à rede referenciada às que tem gestação de risco”, explica Carlos Brito, diretor de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De janeiro a abril de 2016 o Sistema Único de Saúde registrou a realização de 7.220 avaliações médicas em mulheres de Teresina durante pré-natal. E 979 avaliações médicas no pós-parto. “Nossas gestantes, depois de passarem pelo trabalho obstétrico, tem garantia do regresso dela e do bebê para a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência para que ambos sejam avaliados na primeira semana de vida do bebê. E um acompanhamento a essa família fica sendo feito durante todo o crescimento da criança”, explica Carlos Brito.

Logo após o parto a mulher precisa e tem consulta garantida pela rede de Atenção Básica de Teresina, mediante agendamento pela maternidade para a UBS onde foi realizado seu pré-natal. “Esse é um momento importante para a avaliação do recém-nascido ainda na primeira semana de vida para detectar precocemente possíveis problemas em relação à amamentação e outras dúvidas que precisam de atenção especializada. A Prefeitura de Teresina oferece ainda visitas domiciliares feitas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família para a mãe e o recém-nascido, com o intuito de orientar melhor sobre o cuidado de ambos”, destaca Carlos Brito.

PRÉ-NATAL MASCULINO

Uma atitude também muito importante durante a gestão é o apoio dos futuros papais, afinal, ser pai é ser parceiro! Acompanhar o filho antes e pós-nascimento também é papel do pai. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), incentiva desde 2014 todos os pais a acompanharem o desenvolvimento de seus filhos, através do programa Pré-Natal Masculino, que é um incentivo à participação paterna durante a gravidez e crescimento da criança. A ação, desenvolvida pela FMS, está sendo implantada gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.

“A presença do pai estimula os cuidados com o bebê, com a mãe e engaja a família nesses cuidados”, enfatiza Mariano Neto, coordenador do Núcleo de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Além do exposto, a cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças. “Engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança faz com eles também cuidem dá própria saúde. Quando acompanha a gestante à UBS, o pai também terá incentivo para que faça uso dos serviços básicos de saúde como consultas e exames e possa se cuidar mais”, explicou Robespierre Bastos, médico da equipe Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES