Gestores do Piauí discutem Plano Nacional de Educação 2024-2034

A IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 será realizada no mês de novembro de 2022, em Brasília.

Seminário | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os gestores da educação pública no Piauí estiveram reunidos para discutir as novas diretrizes, metas e estratégias norteadoras para os próximos dez anos no Estado. O fortalecimento da educação foi pauta na IV edição do Conferência Estadual de Educação do Piauí, realizada nesta quinta-feira (28), com transmissão do

Seminário discute políticas públicas para Plano Nacional de Educação (Divulgação)

A Conferência estadual abre discussão sobre as políticas públicas para a elaboração do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Este encontro delibera o Documento Referencia já discutido nas conferências municipal e intermunicipais, que antecedem a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022, que tem como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 será realizada no mês de novembro de 2022, em Brasília.

Propostas

O secretário de Educação no município de Pau D’arco, Pedro Alves da Silva, elogia as propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação.

“Nós tivemos vários avanços. O estado do Piauí avançou muito com seus municípios conseguindo a universalização do acesso à educação infantil. Lideramos o ranking de maior acesso de crianças de zero a seis anos na educação infantil. Avançamos também na questão do IDEB, temos vários municípios que estão com o IDEB entre cinco e seis, atingindo as suas metas. Outra evolução foi a expansão da educação profissional, mas precisamos avançar ainda mais na qualificação e valorização dos profissionais da educação”, relata o secretário.

Professor Manuel Humberto, presidente do FNE (Divulgação)

Pedro Alves destaca ainda a CONAE como um espaço democrático onde os municípios podem imprimir a sua realidade, num contexto para a construção de um novo Plano Nacional de Educação.

“Daqui a dois anos finalizaremos a vigência do Plano Nacional de Educação e estamos nos preparando para construir o próximo plano, para o próximo decênio. É o momento de conferir os resultados, quais foram as metas, as estratégias que os municípios conseguiram aferir bons resultados e assim traçar e planejar, tendo por base a nova realidade, porque nós sabemos que a sociedade muda constantemente, a partir de vários fatores econômicos, sociais, políticos, pandêmicos e isso deve estar dentro dessa pauta, desse escopo para que os municípios se organizem. Sabemos que as políticas públicas foram um sucesso quando elas chegaram em quem realmente precisa”, completa o secretário municipal.

Na Conferência foram discutidos os documentos que permitem uma reflexão da comunidade e suas representações nos municípios e Estados sobre a educação e seus de Planos de Educação, principalmente no período pós-pandemia.

Diretora destaca importância do Canal Educação

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça a parceria na realização da conferência e a importância do Canal Educação no auxílio aos municípios.

“É um momento de extrema relevância, porque ele vai balizar, selar todas as diretrizes e metas, estratégias, realizar aditivos nas etapas anteriores e agora a gente faz a aprovação desse documento base para construir a próxima etapa, que é a etapa nacional. O Piauí vem avançando muitos nos números, a gente tem dados muito importantes, mas não podemos deixar de considerar que nós ainda precisamos pensar estratégias e metas, especialmente para as modalidades de educação infantil, ensino fundamental, das séries iniciais e a Secretaria de Educação vem sempre apoiando especialmente no que diz respeito as parcerias entre os entes, para que o Piauí consiga realmente continuar avançando nas metas e nos resultados da aprendizagem dos estudantes”, revela a diretora.

Viviane Carvalhedo acrescenta que o Canal Educação e a mediação tecnológica serão discutidos dentro desse plano, no eixo dois, que trata de tecnologias educacionais. “Os mediadores e moderadores constituíram as salas para pensar estratégias e metas. São pessoas que estão intrinsecamente ligadas ao Canal Educação, que pensam as tecnologias educacionais e como a capilaridade desse Centro de Mídias pode apoiar todo o estado, os municípios e até outras instituições a fazer uso para melhorar, para avançar nos nossos índices”, finaliza.

A programação reuniu os conferencistas representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Conferência Nacional de Educação (CONAE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES