Gilmar Mendes para Janot: ‘Que saiba morrer quem viver não soube’

Janot não compareceu à sua última sessão no STF.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou um poema do português Manuel Maria Barbosa du Bocage para se despedir do procurador-geral da República, Rodrigo Janot — um dos seus vários desafetos. Questionado por jornalistas sobre como reagiria na última sessão de Janot na Corte, Mendes disse que se limitaria a responder com o verso final de um soneto.

“Diria em relação ao procurador-geral Janot uma frase de Bocage: ‘Que saiba morrer quem viver não soube'”, afirmou Mendes, recitando o poema ‘Meu ser evaporei na lida insana’. No soneto, o poeta diz: “Deus, oh Deus! Quando a morte à luz me roube, ganhe um momento o que perderam anos. Saiba morrer o que viver não soube.”

Janot não compareceu à sua última sessão no STF. Assim como ocorreu na quarta-feira, o subprocurador-geral da República Nicolao Dino substitui o chefe do Ministério Público Federal (MPF) na Corte.

O mandato de Janot terminará no próximo domingo, dia 17. A cerimônia de posse de Raquel Dodge como nova chefe da PGR está marcada para a segunda-feira de manhã. Ela foi indicada ao cargo pelo presidente Michel Temer (PMDB) e teve o nome aprovado em audiência no Senado.

Mendes também não participou da sessão do STF, na quarta, que rejeitou o pedido de suspeição apresentado pela defesa de Temer contra Janot. A Corte manteve Janot à frente das investigações que envolvem o peemedebista por unanimidade, com um placar de 9 a 0.

O procurador-geral da República deverá apresentar ainda nesta quinta-feira uma nova denúncia contra Temer. O presidente será acusado de cometer os crimes de obstrução à Justiça e de formar uma organização criminosa. Em agosto, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a autorização para o STF investigar Temer por corrupção passiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES