Globo destaca cajuína orgânica do PI e diz que bebida está fazendo sucesso no Brasil

Segundo o Pequenas Empesas e Grandes Negócios, a cajuína começa agora a fazer sucesso no resto do país.

Cajuína orgânica. | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cajuína, a bebida mais popular do Piauí, ganha agora uma versão orgânica, foi o que destacou o o programa Pequenas Empesas e Grandes Negócios, da TV Globo. O suco bem leve de caju, com muitos nutrientes, começa agora a fazer sucesso no resto do país.

A bebida não é um refrigerante. Ela não tem gás. É um suco de caju mais leve, porque é feita sem o tanino: é o tanino que deixa aquela sensação de ?garganta travada?.

No Piauí, a população comemora a safra do caju. A castanha é vendida para o mundo inteiro e o fruto é usado para produzir a bebida mais popular da região - a cajuína - 400 fábricas fazem 4 milhões de garrafas por ano.

Só uma produz cajuína orgânica. É a empresa do engenheiro agrônomo Josenilto Lacerda Vasconcelos. ?A cajuína tem um índice de aprovação de mais de 80% para quem prova pela primeira vez. E pelas qualidades nutricionais. Nós estamos caminhando para uma época de valorização dos alimentos funcionais. E a cajuína é um alimento que se enquadra perfeitamente dentro desse conceito?, avalia o empresário.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atende a 70 empresas rurais. Elas foram capacitadas em gestão e qualidade.

?O Sebrae está buscando dar esse apoio através de consultorias, cursos, treinamentos, organização dos produtores, onde principalmente buscamos trabalhar a questão de fortalecer as cooperativas, a união dos produtores, para que eles possam ter um ganho maior através da redução de custos e de acesso a mercado?, disse Élcio de Lima Nunes, do Sebrae de Parnaíba.

A fábrica de bebidas participa do projeto de fruticultura do Piauí. ?O Sebrae incentiva a certificação, incentiva produtos nobres como no caso da cajuína, (...) que tem a cara do Piauí. E dentro desse trabalho nós também trabalhamos a questão da indicação geográfica, para todo o Piauí, que esse vai ser o grande diferencial da nossa cajuína em todo Piauí?, diz o especialista.

Para conquistar os consumidores, o empresário foi atrás da fórmula perfeita. Ele fez vários testes - e alcançou o melhor sabor com a mistura de três espécies de caju. ?Ela dá um sabor específico. Um sabor bem característico da nossa cajuína em relação à cajuína de outras regiões?, diz o empresário Vasconcelos. ?Fica um sabor mais leve, na verdade. Um sabor mais delicado. Essa é a diferença da nossa cajuína em relação a outras marcas.?

Preparar essa mistura dá algum trabalho. As frutas são colocadas em um tanque. Uma solução de água clorada elimina fungos e bactérias. Na linha de produção, o caju é triturado e filtrado. Depois, é só encher as garrafas.

Em um tacho, a cajuína chega ainda transparente. A temperatura da água é de cem graus. O calor carameliza a frutose - que é o açúcar da fruta. Depois de 150 minutos, a bebida fica amarela. E está pronta para o consumo. O processo inteiro de produção leva apenas seis horas. Isso garante uma cajuína com alto teor de vitamina C.

?A cajuína tem cinco vezes mais vitamina C do que um suco de laranja, por exemplo. Um copo de cajuína supre a necessidade diária de vitamina C de um adulto em duas vezes e meia, além de cálcio, fósforo, ferro e outros nutrientes que existem em quantidade menor?, diz o empresário.

As qualidades agregam valor ao produto. E, com a certificação orgânica, subsidiada pelo Sebrae, o preço da cajuína aumenta 20%. ?A partir do momento em que você se propõe a certificar um produto, você está buscando a qualidade, você está mostrando realmente que tem que atender a padrões. E esses padrões vão levar à qualidade que o público hoje está exigindo, que o mercado está exigindo?, afirma Nunes, do Sebrae.

A fábrica produz 40 mil litros da bebida por ano. O Sebrae leva a cajuína para feiras no Brasil e até no exterior, mas a maior parte da comercialização ainda é feita no Piauí, em 2.500 pontos de venda. Nas praias, só dá ela ? a cajuína.

?Sempre que eu saio, eu peço sempre uma cajuína para acompanhar uma refeição, numa praia, to sempre tomando?, diz Reginaldo Trindade, consumidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES