7 Novas Maravilhas: Globo vai mostrar mesmos cenários da Caravana Meio Norte

O programa Globo Repórter, da TV Globo, vai mostrar no programa de sexta-feira a Serra da Capivara e a Serra das Confusões.

Serra da Capivara. | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Exatamente 15 dias após a exibição, pela Rede Meio Norte, das belezas da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, dentro da caravana das 7 Novas Maravilhas do Piauí, o programa Globo Repórter, da TV Globo, irá mostrar os mesmos magníficos cenários que têm encantado o mundo. A exibição acontece amanhã, depois da novela ?Fina Estampa?.

As reportagens especiais feitas pela Rede Meio Norte foram exibidas no programa ?Agora? especial do dia 2 de março, com apresentação do editor-executivo do Jornal Meio Norte, Arimatéa Carvalho, no estúdio, e das repórteres Cinthia Lages, direto de São Raimundo Nonato, e Eugênia Reis, do Palácio do Karnak, em entrevista com o governador Wilson Martins. O programa teve duração de 2 horas e meia, com ampla repercussão.

O jornalista André Pessoa comenta que a caatinga era considerada até alguns anos atrás como o patinho feio da natureza brasileira, mas esse ambiente natural exclusivamente brasileiro que tem no Piauí sua maior área selvagem preservada ganhará o merecido destaque. O apresentador Sérgio Chapelin veio ao Piauí gravar a abertura do programa e a entrada dos blocos.

O programa faz parte da série ?Nos Céus do Brasil?, onde serão apresentados os principais ambientes naturais do nosso território. Pela primeira vez o Parque Nacional Serra da Capivara será visto através de um sobrevôo de balão que mostrará a beleza e a importância de se preservar essas áreas naturais. Imagens gravadas de um helicóptero que acompanhou o balão pelas paisagens do parque mostram a emoção do repórter Francisco José e de um vaqueiro piauiense voando entre os cânions da Capivara.

Para a produção do documentário no interior do Piauí, em dezembro

passado, a emissora carioca trouxe para a região de São Raimundo Nonato (525km de Teresina), pesquisadores, profissionais e equipamentos de Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Teresina, Petrolina e do Rio de Janeiro. Entre os equipamentos destaque para uma grua gigante, espécie de guindaste adaptado para receber uma câmera, que fez imagens dos desfiladeiros e dos pesquisadores fazendo rapel para realizar estudos em áreas isoladas do parque.

?Uma entrevista gravada ao amanhecer com a arqueóloga Niède Guidon num dos desfiladeiros do parque ganha destaque ao refletir a importância da Serra da Capivara, e consequentemente do Piauí, no contexto mundial?, conta André.

Para gravar o documentário nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Caracol a emissora contou com o apoio dos escritórios do ICMBio na região, que cedeu os guarda-parques João Leite e Júlio Filho, além de contratar profissionais da própria região, como motoristas, mateiros e guias locais gerando renda e incrementando a economia de pequenos lugarejos. A produção local e todo o making of (bastidores) das gravações foi feita pela agência Raízes do Piauí que fica localizada em São Raimundo Nonato e atende empresas como National Geographic Channel, Discovery e TV Globo.

SERRA DA CAPIVARA

SERRA DAS CONFUSÕES



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES