Golpe do Instagram: Teresinenses são vítimas de criminosos nas redes

Golpistas invadem contas, criam histórias e oferecem produtos que nunca serão entregues.

golpe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Perfis no instagram viraram ferramentas de criminosos para roubar contas e induzir usuários de redes sociais a fazerem transferências, geralmente por Pix. Em Teresina, usuários estão tendo suas contas no Instagram invadidas por golpistas que se passam pelas vítimas e publicam stories sobre vendas de móveis e eletrodomésticos fictícios com preços baixos.

Para tornar a história mais convincente, o novo golpe é feito em nome de um amigo, parente ou vizinho prestes a fazer uma mudança. O objetivo dos criminosos é oferecer itens em oferta para motivar a compra de produtos que nunca serão entregues.

Conta é invadida por criminosos e vira ponto de anúncio de produtos fictícios (Foto: reprodução)

O produtor Frann Oliveira teve o perfil pessoal no Instagram invadido. Segundo ele, o hacker acessou o código de mudança de senha da conta, mesmo com todas as verificações de segurança disponibilizadas pelo próprio aplicativo da rede social.

“Postaram sobre a venda de produtos como sofá, televisão e geladeira com preços bem abaixo do mercado”, contou Frann, que teve a sorte de contar com amigos que imediatamente perceberam que a oferta se tratava, na verdade, de um golpe.

Criminosos invadem perfis do Instagram para vender produtos fictícios (Foto: reprodução)

Nas mensagens privadas, se passando pelo produtor, o criminoso chegou a justificar que um tio estava prestes a realizar uma mudança e que precisaria vender os móveis e eletrodomésticos. Além dos preços fictícios, o hacker também disponibilizava falsas garantias pós-venda e ainda informava o tempo de uso dos produtos.

Os amigos de Frann Oliveira desconfiaram e entraram em contato com ele. "Assim que postaram sobre a venda de produtos, vários amigos começaram a me ligar para confirmar se eu realmente estava vendendo. Imediatamente meus amigos começaram a responder o hacker no direct [ferramenta de mensagens privadas no Instagram] dizendo que sabiam que a conta havia sido hackeada”, falou.

Foi por meio de uma orientação policial que Frann Oliveira recuperou sua conta do Instagram. Ele entrou em contato com a rede social e fez reconhecimento facial para ter acesso à conta e alterar senhas. Ele passou 6 horas para recuperar a conta.

A empresária Lílian Guimarães passou por uma situação ainda mais atribulada. Em janeiro, ela também teve o perfil no Instagram hackeado e o número do WhatsApp clonado por criminosos.“Quando eu percebi que estavam tentando roubar meu Instagram, comuniquei as últimas pessoas que eu estava conversando e imediatamente pedi a elas para alertarem no Instagram. Foi tudo muito rápido, perdi a conta e no mesmo momento começaram a fazer anúncios”, falou. 

Criminosos aplicam golpes em usuários de redes sociais (Foto: reprodução)

Pouco tempo após a invasão hacker, o perfil da rede social e o número de WhatsApp da empresária começaram a anunciar móveis e eletrodomésticos fictícios para venda.

“De imediato, dois clientes conseguiram entrar em contato comigo ao procurar um familiar. Porém, duas pessoas caíram. Uma caiu no golpe no valor de R$ 3.500 e uma outra pessoa caiu no golpe de R$ 300”, relatou Lílian Guimarães. A empresária foi até o 12º Departamento de Polícia e na Delegacia de Crimes Virtuais realizar um Boletim de Ocorrência. Ela recuperou a conta pessoal oito dias depois. 

Como se proteger

A maneira mais eficaz de se proteger contra essas tentativas de invasões é ativar a autenticação de duplo fator. Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado no seu celular.

Para ativar o recurso, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores. É importante que o fator de autenticação não seja SMS, já que os criminosos se valem de outros métodos para roubar perfis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES