Governador assina decreto que beneficia microempresas do Piauí

Pequeno empreendedor representa 99% dos negócios piauienses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou, na manhã desta segunda-feira (5), o decreto que regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais nas licitações de bens, serviços e obras no âmbito da Administração Pública Estadual. O decreto visa estimular o desenvolvimento do pequeno empreendedor, que representa 99% dos negócios piauienses.

Dias declarou que o Estado consome mais de um quinto dos produtos produzidos no Piauí, sendo o maior comprador de produtos e serviços do estado. O governador destacou que a Secretaria da Administração e Previdência Social (Seadprev), que é responsável pelas licitações do Estado, deve destinar o percentual de 25% dos processos licitatórios realizados pelo Governo a serem feitos diretamente do pequeno negócio, sem impedir que os mesmos possam participar de outras concorrências.

No Piauí, as micro e pequenas empresas somam quase 42 mil e os empreendedores individuais chegam a 45 mil. O estado conta ainda com 200 mil produtores rurais. Segundo o chefe do executivo do Estado, a assinatura do decreto tem o objetivo de incentivar o pequeno empresário, que gera emprego, renda e desenvolvimento dentro do estado.

“Quero aqui manifestar nosso apoio à compra do pequeno negócio no estado. É essencial comprar produtos daqui, ao invés de comprar de fora. Assinamos aqui o decreto como forma de priorizar compras do pequeno negócio. Num momento como esse, que estamos vivendo em 2015, enquanto médias e grandes fizeram demissões, o pequeno e o microempreendedor estão contratando”, explicou o gestor.

Apoio ao Movimento Compre do Pequeno Negócio

Como forma de apoiar o Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae e que tem o dia 5 de outubro como o Dia D do movimento pela conscientização da sociedade a comprar do pequeno negócio, o governador participou de uma caminhada que começou na praça Rio Branco e terminou na praça Pedro II, onde o decreto foi assinado.

De acordo com Mário Lacerda, superintendente do Sebrae Piauí, mais de 4 mil negócios piauienses aderiram ao movimento. Lacerda frisou que o decreto assinado pelo governador é um marco importantíssimo para o desenvolvimento econômico do Piauí e do pequeno negócio.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES