Governador discute Plano Estadual de Recursos Hídricos

Projeto irá nortear políticas voltadas para os rios e bacias do PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (26), com o coordenador de Recursos Hídricos do Estado, Paulo Roberto, para discutir a reformulação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que irá nortear os investimentos e políticas públicas do Estado voltadas para os principais rios e bacias hidrográficas piauienses.  

De acordo com o coordenador, o termo referencial do plano já foi produzido, estando atualmente no estágio de análise de prerrogativas para realização da licitação. “Nós fizemos o termo de referência do plano, que é o que vai nos dar uma direção para analisar todos os passos para realização da licitação. O nosso planejamento é de que uma parte fique pronta agora em fevereiro e a outra parte, provavelmente, para o mês de maio”, explica o coordenador.

Para o governador Wellington Dias, o planejamento para cada uma das bacias hidrográficas do estado é fundamental para otimizar a produção agrícola, bem como o abastecimento de água de comunidades ribeirinhas. “Esse plano é vital para que nós possamos tratar da recuperação das matas ciliares de rios como o Piauí, o Canindé, bem como das suas nascentes. A ideia é poder ter várias barragens sequenciadas, que vão permitir as condições de produção animal, vegetal, de piscicultura, além de trabalhar o abastecimento de comunidades ribeirinhas e cuidar da recarga dos lençóis freáticos”, destaca Dias.

O objetivo é buscar apoio junto a instituições como o Banco Mundial e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), termos fontes de não reembolsáveis, tais quais o Fundo das Contenções de Mudanças Climáticas e demais compensações ambientais. “É necessário ter um olhar especial para o semiárido. Além dos barramentos, apoiar as comunidades ribeirinhas, para que elas possam aprender a conviver com as normas ambientais nas proximidades dessas bacias”, pontua o governador.

Investimentos em passagens molhadas                                    

Durante o encontro, o coordenador de Recursos Hídricos discutiu apresentou a necessidade da construção passagens molhadas em alguns municípios, com a chegada do período chuvoso.

Foram apresentadas ao governador os projetos para os municípios de Monsenhor Gil, onde a obra deverá receber investimentos da ordem de R$ 300 mil, bem como do trecho que interliga as cidades de São Julião e Fronteiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES