Governador entrega comenda do Mérito Renascença a vaqueiro

Governador entrega comenda do Mérito Renascença a vaqueiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vaqueiro Faustino Pereira da Silva, 69 anos, recebeu das m?os do governador a comenda da Ordem Estadual do M?rito Renascen?a do Piau?, pela passagem do Dia Estadual do Vaqueiro. Ele contou que em seis folhas de papel relatou toda a sua trajet?ria como vaqueiro, conquistas e perdas. "A minha luta e minha profiss?o foram essas. Com 13 anos de idade, eu entrei nesta vida, salvei vidas de pessoas, salvei a minha vida, o que adoro e quero bem. Eu me sinto feliz e quero agradecer a Deus e a Nossa Senhora. Estou tamb?m muito emocionado por ter recebido esta homenagem das m?os do governador", falou o vaqueiro Faustino, pai de 16 filhos e, atualmente, residente na fazenda Que Deus Me Deu, no munic?pio de Campo Maior.

Ap?s a entrega da comenda, o governador Wellington Dias; a presidente da Funda??o Cultural do Piau?, S?nia Terra; e o secret?rio estadual de Educa??o, Ant?nio Jos? Medeiros; assinaram a autoriza??o da licita??o para a constru??o do Museu Estadual do Vaqueiro no munic?pio de Uni?o, a 56 quil?metros de Teresina. A solenidade de assinatura aconteceu na Associa??o do Vaqueiro e contou com a presen?a de vaqueiros da regi?o e munic?pios vizinhos que se encontravam na cidade por ocasi?o da festa do padroeiro S?o Raimundo Nonato e pelas comemora?es do Dia do Vaqueiro, 29 de agosto.

Para o governador, a constru??o do museu significa uma homenagem dos setores ali representados, por diversas raz?es: "Uma delas vai al?m do simples aspecto legal que ? o fato de termos hoje uma d?vida muito grande com a categoria dos vaqueiros. Estamos aqui lan?ando outro ato muito importante, al?m da homenagem feita pelo senhor Faustino, a alegria de poder autorizar a concorr?ncia p?blica e apresentando o projeto para construirmos a sede do Museu do Vaqueiro", disse.

Com o ato, Wellington Dias ressaltou que o Piau? poder? homenagear para sempre os homens e mulheres que ao longo do tempo constru?ram a hist?ria do povo piauiense. "Ao mesmo tempo em que todas as gera?es do Estado e visitantes possam conhecer n?o somente como foi a vida dos vaqueiros, mas como o seu trabalho ajudou no desenvolvimento dessa regi?o do Brasil. Eu tenho certeza que vamos encontrar mecanismos modernos de trabalhar esta ?rea, o que j? acontece em outros pa?ses e em diferentes regi?es do mundo. ? uma honra mantermos essa tradi??o que resgata a nossa cultura", destacou o governador.

A constru??o do museu para a presidente da Fundac ? considerado importante porque n?o ganha somente o Piau?, mas a cultura brasileira. "? uma reivindica??o dos vaqueiros com um pronto atendimento de quem tem a sensibilidade que ? o governador Wellington Dias com toda a sua equipe", avaliou S?nia Terra.

O secret?rio de Educa??o, Ant?nio Jos?, garantiu que o museu ir? reunir n?o somente pe?as da vida do vaqueiro de Uni?o, mas de todo o Piau?, por tratar-se de um museu de car?ter estadual. "O projeto inclui as tr?s entidades: Educa??o, Fundac e Associa??o dos Vaqueiros. N?s precisamos mobilizar, atrav?s da Seduc e Fundac, outras casas culturais de diferentes regi?es do Piau? para que todos se fa?am representar com pe?as e objetos da mem?ria dos vaqueiros", declarou Ant?nio Jos?, prevendo que no prazo de ano aconte?a a inaugura??o solene das instala?es do museu.

Para o prefeito Gustavo Medeiros, a constru??o do museu vai representar todo povo, n?o somente o vaqueiro. ? uma honra esse investimento aqui, por saber tamb?m que, nos pr?ximos anos, Uni?o vai receber visitantes que v?o conhecer o museu do vaqueiro e a hist?ria daqueles que povoaram, desbravaram e formaram o Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES