Governador faz parcerias para atrair investidores do Chile

Governador faz parcerias para atrair investidores do Chile

Governador faz parcerias para atrair investidores do Chile | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As potencialidades do Piau? nas ?reas da minera??o, do turismo e do agroneg?cio foram destacadas pelo governador Wellington Dias durante reuni?o com o embaixador do Brasil no Chile, M?rio Vilalva, e o conselheiro David Silveira. O encontro ocorreu na Embaixada do Brasil em Santiago, no Chile, nesta quarta-feira, 16.

Durante o encontro, o embaixador M?rio Vilalva falou de sua amizade com o embaixador Expedito Resende, do Piau?, seu primeiro chefe no Itamaraty, e que sempre destacava o potencial do Estado.

Wellington Dias ressaltou que, assim como o Chile, o Piau? tem grande potencial na ?rea da fruticultura irrigada, bem como no desenvolvimento florestal. Na ocasi?o, foi assegurado o apoio da Embaixada para a troca de experi?ncias com o Piau?, num acordo que o Brasil est? celebrando com aquele pa?s envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa) e a Funda??o de Pesquisa do Chile. ?Vamos agendar a visita de uma equipe do Chile ao Brasil e incluir o Piau? no roteiro. Chile e Brasil t?m muito que aprender um com o outro. Hoje, somente a uva, especialmente para mesa e produ??o de vinho, representa a mais forte alternativa na gera??o de empregos e exporta cerca de 1 bilh?o de d?lares a cada ano?, disse o embaixador.

O governador destacou, tamb?m, os vales dos rios perenes ou perenizados localizados num Semi-?rido semelhante ao do Chile, com bastante ?gua no subsolo e sol o ano inteiro. Outro acordo acertado foi de uma apresenta??o a ser organizada pela Embaixada do Brasil no Chile sobre o potencial do Piau?, destinada a empres?rios, objetivando atrair investidores ao Estado. ?Na mesma apresenta??o, podemos, com p?blico distinto, agendar compromissos para as ?reas do turismo e do desenvolvimento florestal, e de interc?mbio na ?rea do com?rcio e da cultura. Em seguida, eles ir?o ao Piau?, onde vamos colher bom resultado?, manifestou M?rio Vilalva. Ele revelou que h? um grande interesse do Chile pelo Brasil, sobretudo pelo Nordeste.

O embaixador demonstrou entusiasmo em pautar o conselho das operadoras e ag?ncias de turismo do Chile que trabalham o mercado brasileiro para incluir o Piau?, ainda neste m?s, no roteiro. ?O Delta do Parna?ba, a Serra da Capivara e a arqueologia v?o chamar a aten??o. Queremos material para trabalhar nessa ?rea e agendar visita de jornalistas e empres?rios para este semestre?, garantiu o embaixador.

Por ?ltimo, M?rio Vilalva manifestou interesse numa parceria com o Chile nos campos da cultura, da educa??o e social. Segundo ele, o Chile, h? alguns anos, lan?ou programas que fizeram crescer sua economia em mais de U$ 150 bilh?es, a maior renda per capita da Am?rica Latina e a melhor coloca??o na ?rea da educa??o. ?Podemos fazer interc?mbio na ?rea da educa??o e parcerias com as universidades. Vejo tamb?m que podemos buscar parceria na ?rea do artesanato?, disse Wellington Dias.

O embaixador determinou ? sua equipe a visita de uma representa??o do Chile ao Piau?, at? maio deste ano, com a finalidade de organizar a recep??o de t?cnicos do Piau? ao Chile. ?Na ?rea do artesanato, podemos acertar um interc?mbio, abrindo mercado para produtos do Piau? que t?m boa qualidade?, disse o conselheiro David Silveira. Ficou acertada, tamb?m, uma visita ao Piau? de representantes do Minist?rio de Vivenda Social para apresentarem o projeto Chile Solid?rio. ?Eles come?aram um bolsa-fam?lia antes do Brasil e j? est?o na fase da gera??o de renda e trabalho sustent?vel para tirar esse p?blico da depend?ncia do poder p?blico. Eles tinham 40% da popula??o na pobreza e reduziram esse ?ndice para 13%?, revelou o embaixador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES