Governador recebe visita do Presidente da CNBB

Governador recebe visita do Presidente da CNBB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu em audi?ncia, na tarde desta ter?a-feira (16), membros da presid?ncia da CNBB/Nordeste IV, um dos cinco eixos organizacionais da Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil na regi?o nordestina. Eleito em maio deste ano para um mandato quadrienal, o presidente da entidade, dom S?rgio da Rocha, arcebispo coadjutor de Teresina, esteve no Karnak, acompanhado do bispo de Picos, dom Pl?nio Jos? da Luz Silva, e do bispo diocesano de Parna?ba, dom Alfredo Schaffler.

?Uma visita de cortesia?. Assim definiu o encontro com o governador o arcebispo dom S?rgio Rocha, acrescentando que a ocasi?o formalizaria a apresenta??o da nova presid?ncia da CNBB/Nordeste IV. Mesmo sem uma pauta sistem?tica, governador e representantes do clero conversaram sobre v?rias quest?es de interesses sociais comuns ao Estado e ? Igreja Cat?lica.

Os bispos trataram com Wellington Dias sobre o problema da estiagem que vem ocorrendo no Piau?, relatando as dificuldades enfrentadas pelas fam?lias atingidas. O governador discorreu sobre os procedimentos adotados pelo executivo e solicitou a colabora??o dos religiosos no sentido de identificar situa?es mais graves e apontar a?es de combate aos efeitos da falta de chuvas, sobretudo, no trabalho de abastecimento d??gua.

O governador Wellington Dias tamb?m acertou a co-participa??o com os bispos na tarefa de identificar casos de pessoas que n?o possuem documenta?es oficiais, visando atender este p?blico atrav?s do trabalho itinerante da Sasc (Secretaria da Assist?ncia Social e Cidadania), que funciona com o Caminh?o da Cidadania.

A comitiva clerical tamb?m discutiu com o governador pol?ticas de reforma agr?ria, educa??o, sa?de e comunica??o, tomando conhecimento das alternativas e recursos que o Estado disp?e para tratar de cada uma dessas ?reas, bem como, de dificuldades eventualmente enfrentadas. ?N?s (bispos), que temos um territ?rio de atua??o infinitamente menor que o do Estado, enfrentamos situa?es muito dif?ceis, imaginamos o esfor?o do senhor para administrar todo o Piau?, ponderou dom S?rgio.

Em meio ?s conversas sobre o que se executa pelo poder executivo, o bispo de Picos n?o deixou passar em branco a boa situa??o das estradas no estado. ?Governador, o senhor est? de parab?ns pelo que tem feito neste setor?, comentou dom Pl?nio Jos? que, na oportunidade, ficou sabendo do governador que a rodovia para o santu?rio cat?lico de Santa Cruz dos Milagres est? sendo executada e que, ap?s sua conclus?o, a romaria para aquela regi?o ficar? muito mais fortalecida.

O presidente da CNBB/Nordeste IV, dom S?rgio da Rocha, aproveitou o encontro para dizer que o discurso do governador, proferido em Oeiras, durante a visita do n?ncio apost?lico dom Lorenzo Baldisseri, no dia 14 de agosto deste ano, foi decisivo para sensibilizar o embaixador do papa Bento XVI que, na ocasi?o, anunciou a cria??o da Diocese no munic?pio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES