Governador W. Dias celebra retorno dos testes da vacina Coronavac

A decisão foi tomada após um parecer técnico de um comitê independente internacional.

W. Dias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias celebrou a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a retomada dos testes da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A decisão foi tomada após um parecer técnico de um comitê independente internacional ter sido emitido na tarde desta terça-feira (10), descartando qualquer relação entre o óbito de um dos voluntários com algum efeito adverso da vacina. 

Na segunda-feira (09), os testes haviam sido suspensos após a agência ter sido notificada de um evento adverso grave em um dos voluntários voluntário.

Para o líder do executivo piauiense, a retomada dos testes traz de volta a normalidade, ampliando o leque de possibilidades para a obtenção de uma vacina segura e eficaz. “Isso devolve o Brasil as condições de ter mais de uma alternativa. Tanto a vacina do Butantã (Coronavac); quanto a desenvolvida pela empresa Astrazeneca, testada aqui em parceria com Fio Cruz; quanto a vacina russa, que é testada no Paraná, devem ser instigadas em seu processo de desenvolvimento. Isso dá múltiplas alternativas para o país construir o Plano Nacional de Imunização”, pontua Dias. 

A terceira etapa de testes da Coronavac está prevista para o mês de dezembro. Tendo sucesso, os protocolos devem ser encaminhados para a Anvisa e só então ter sua liberação emergencial aprovada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES