O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (23), no Complexo ETA-Sul, no Distrito Industrial, da inauguração da nova Adutora do Parque Piauí. Com 500 milímetros e 3,2 km de extensão, a adutora permite a ampliação da cobertura em esgotamento sanitário na cidade e garante a segurança no abastecimento para os teresinenses. 

Responsável pela distribuição de água para mais de 80% da cidade, a adutora transporta água da Estação de Tratamento III ao Centro de Reservação do Parque Piauí.

"Tínhamos uma estrutura de produção que estava limitada pelo volume de transferência de água tratada para o Parque Piauí, onde fica o principal parque de reservação de Teresina. Com a nova adutora é possível que o potencial dessa estrutura seja completa, flua normalmente e aumente a disponibilidade ao longo do tempo para a cidade", explicou o presidente-diretor da Águas de Teresina, Ítalo Joffily.

Solenidade de inauguração da adutora (Crédito: Jorge Bastos)
Solenidade de inauguração da adutora (Crédito: Jorge Bastos)

Com a operação da nova rede, serão 540 mil litros a mais por hora. "É um reforço importante para a capital que proporcionará a solução para o problema da falta de água em diversas regiões. E é nessa perspectiva que acreditamos que possamos universalizar a água na capital e avançar na ampliação do processo de esgotamento, que é o grande objetivo do estado ao trabalhar com as Parcerias Público-Privadas", disse o diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Francisco Costa.

Foram investidos na adutora R$4,5milhões. "É uma estrutura de salvaguarda, de segurança de distribuição hídrica. No final, toda a população vai sentir esse impacto. E esse problema antigo que é a falta de água está sendo resolvido devido a essa modelagem de PPPs, que nos permite alcançar as soluções em tempo ágil. Vale a pena caminhar nessa direção", destacou o governador Wellington Dias.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, o governador ainda atenta à população sobre o desperdício de água. "Mesmo que você pague por ela, é importante economizar a água, respeitando os limites que a natureza tem. Temos que trabalhar um conjunto de políticas na área ambiental e saneamento, mas também é necessário que a população faça a sua parte. Acredito que é dessa forma que conseguiremos assegurar água para todas as nossas necessidades", finalizou.

Solenidade de inauguração da adutora (Crédito: Jorge Bastos)
Solenidade de inauguração da adutora (Crédito: Jorge Bastos)