Governador Wellington irá ao STF contra o fim da cobrança da Cide

Governador afirmou que se trata de uma medida 'burra'.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornal  "Valor Econômico" desta quarta-feira (23) traz em sua página na internet uma entrevista com o governador Wellington Dias, que adiantou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do governo federal de zerar a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. A medida foi anunciada ontem (22) como um artifício para tentar baixar o preço nas bombas. 

A fala do chefe do executivo antes de uma reunião nacional do PT em Brasília foi enfática. "Zerar a Cide é mais uma fraude à Constituição. Reduz a receita compartilhada e aumenta a não compartilhada. Na prática mais uma manobra para ficar com tudo, ficar com a parte que, pela Constituição, pertence aos Estados e municípios, como já faz com a DRU [Desvinculação das Receitas da União] e com o fundo de participações", afirmou Wellington, ao "Valor Econômico". 

Dias lembrou que a decisão afeta diretamente Estados e municípios brasileiros, considerando que parte dos recursos que são arrecadados através da contribuição são utilizados na manutenção de estradas e rodovias. Para o gestor, se trata se uma medida 'burra'. 

"Se o problema é a elevação do custo Brasil pelo aumento do preço do combustível, bloquear estes recursos, cerca de R$ 2 bilhões, retirando dos Estados e municípios vai dar que resultado? Piora das rodovias e portanto aumento do custo de transportes, aumento do custo Brasil. É uma medida burra, enganação do povo", afirmou Dias. 

Governador  frisou que medida prejudica obras programadas. "A União está mais uma vez retirando dinheiro dos Estados e municípios, já com obras em andamento e programadas no Piauí e em todo o Brasil de manutenção das estradas que após o período de chuvas precisam de forte manutenção".

Wellington Dias também esteve na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reuniu comitiva do Piauí com mais de 120 prefeitos, vice-prefeitos e outros parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES