mais

Governadores do NE formalizam Comitê de Operações contra o COVID-19

A discussão se deu via videoconferência e debateu ainda desafios de ordem econômica e social

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (20), por meio de videoconferência, com os demais chefes de Estado que compõem o Consórcio do Nordeste, para discutir a implementação de medidas protetivas que venham garantir a manutenção da ordem social e do controle da saúde, em meio a pandemia de Covid-19, causada pelo Coronavírus.

Na oportunidade, ficou acertada a criação de um Comitê de Operações comum aos estados que formam a região Nordeste. O objetivo é de que os nove estados possam compartilhar dados e estratégias de atuação no combate ao Coronavírus e, assim, adotar procedimentos padrões de isolamento social, compra de medicamentos e qualificação de profissionais.

 

Governadores do NE  formalizam Comitê de Operações contra o COVID-19 - Imagem 1

A preocupação se estende ao setor fazendário, no qual os chefes de estado pleiteiam, junto à Presidência da República, uma teleconferência para discutir um plano de atuação nacional. A pauta, já apresentada anteriormente pelo Fórum dos Governadores, busca unificar a adoção de medidas econômicas de enfrentamento aos prejuízos causados pela crise, tendo como maior preocupação médios e pequenos empresários, bem como trabalhadores e a população socialmente mais vulnerável.

“É necessário termos um olhar voltado aos trabalhadores. Garantir as condições relacionadas ao Seguro Desemprego, bem como uma forma flexibilizada de remuneração desses trabalhadores, sem que se perca o elo do contrato de trabalho, mas que seja suportável para as empresas. Dos três níveis de governo, apenas o Governo Federal tem o poder de fomentar as condições financeiras adequadas para o enfrentamento à crise. Pleiteamos esse encontro com o presidente, com os ministros da Saúde e da Fazenda, para chegarmos a um plano de atuação unificado”, explica Dias.

Governadores do NE  formalizam Comitê de Operações contra o COVID-19 - Imagem 2

Wellington também ressaltou a preocupação com os beneficiários do Projeto Bolsa Família. Segundo o chefe do executivo piauiense, se faz necessária uma decisão protetiva às cerca de 128 mil famílias que tiveram o benefício cortado, sem justificativa prévia. “Não é razoável, no momento de uma crise como essa, que a gente tenha 128 mil famílias com o benefício cortado e sem uma prévia justificativa. É algo que precisa ser tratado com muita atenção e sensibilidade”, pontua.

Por fim, questões práticas, como a redução de alíquotas do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) para álcool em gel e máscaras, o monitoramento de aeroportos e fronteiras, além manutenção de serviços essenciais foram discutidas pelos governadores.

Governadores do NE  formalizam Comitê de Operações contra o COVID-19 - Imagem 3

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail