Governadores do Nordeste reivindicam leilão de energias renováveis

A reunião foi feita na sede do Ministério de Minas e Energia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três governadores e um vice-governador se reuniram por cerca de uma hora e meia na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Sr. Fernando Bezerra de Sousa, trataram sobre a retomada do Leilão de Energia Renováveis. A última edição do certame deveria ser realizada em dezembro do ano passado, mas foi cancelada pelo Governo Federal.

A reunião na sede do Ministério de Minas e Energia – organizada pelo governadores do Nordeste – contou ainda com a presença dos governadores, Wellington Dias (PI), e Paulo Câmara (PE), Camilo Santana (CE), o vice-governador da Bahia, João Leão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo, o Secretário de Infra Estrutura do Ceará, André Faço e o Deputado Federal pelo Piauí, Assis Carvalho.

O objetivo dos governadores e representantes nordestinos é retomar a realização dos leilões para que possa haver, nos estados, abertura de novas usinas e torres de geração de energia limpa. Os investimentos são alternativas à crise energética e contribuem para o crescimento e abastecimento elétrico, além da preservação do meio ambiente.

Dono da 4º melhor posição no ranking em levantamento de empreendimentos Eólicos, com 12% do Brasil em projetos habilitados para eólicas e 2a melhor posição, apenas a BA na frente, com 20% do Brasil em projetos habilitados para energia solar, o governador do Piaui, Wellington Dias,  enfatizou a importancia da realização dos leilões que surge como alternativa para a retomada do crescimento econômico e sustentável diante de uma crise recessiva. “Deixamos claro aqui o apelo dos governadores do Nordeste para que a gente tenha, em 2017, a definição do leilão, tanto para energia eólica quanto para energia solar. Ficou acordado que até o mês de fevereiro serão feitas todas as análises para a tomada de decisão e retomada dos leilões, provavelmente, no mês de março. Estaremos dialogando com os órgãos de controle, porque tem a ver com a perspectiva de retomada do crescimento da economia a longo prazo que envolvem indústrias de equipamentos, empresas do Brasil e do mundo. Isso cria um ambiente de muita segurança que é fundamental”, explanou.

Na reunião com os governadores do Nordeste, o ministro Fernando Bezerra se comprometeu em reconsultar números e demais dados junto a associações, empresas de pesquisas e órgãos de controle para que ainda no primeiro trimestre o ministério possa anunciar qual a real necessidade ou não de contratação de energia.

“Nós explicamos as dificuldades de realizar o leilão ainda 2016, evidentemente, que a gente sabe que isso traz um impacto negativo, tanto na indústria de equipamento quanto nas próprias economias locais, mas temos responsabilidades com os órgãos de controle e com o momento que o Brasil vive, mas o nosso otimismo é de que a economia vai voltar a crescer”, justificou o ministro.

Um outro ponto positivo tratado na reunião foi a permissão do chamado leilão híbrido, permitindo a realização de leilões de energia eólica e solar. “Isso é muito bom para o Nordeste e para o Piauí”, pontuou Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES