Governo abre exposição para homenagear mulheres pioneiras do Piauí; lista!

A governadora do Piauí é uma das 29 mulheres piauienses homenageadas na exposição

Sarah Menezes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinte e nove mulheres estão sendo homenageadas na exposição “Pioneiras”, promovida pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC). A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira (5), no Palácio de Karnak, onde ficará exposta até outubro.

A exposição reconhece a importância da ocupação de espaços pela mulher, valorizando o seu talento, fazendo ainda uma louvação à mulher no dia-a-dia, com os seus desafios, percalços e conquistas, reunindo uma coletânea de matérias, histórias guardadas em gavetas, artigos e impressões

A judoca piauiense Sarah Menezes e a governadora do Piauí, Regina Sousa estão entre as homenageadas. 

Sarah Menezes é uma das homenageadas | FOTO: Divulgação

Ex-quebradeira de coco, a gestora do Executivo estadual destaca o reconhecimento por sua história de luta.

“É importante eu estar presente porque a minha história tem o que dizer. É um momento para ficar no registro, para as meninas verem que uma quebradeira de coco pode chegar onde eu cheguei e que elas também têm o direito de buscar seus espaços, que elas também podem chegar”, disse Regina Sousa.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, advogado Nelson Nery Gosta, enfatizou que a exposição é, acima de tudo, um registro da luta das mulheres piauienses para o desenvolvimento do Piauí. “Muitas delas desconhecidas [da população]. O evento ressalta a importância de mulheres de vários séculos, desde a Esperança Garcia, ainda no Século XVIII, até a governadora Regina Sousa, primeira mulher governadora do Piauí.  É um sinal do reconhecimento do longo trabalho que as mulheres piauienses tiveram para a afirmação social e econômica de nosso Estado”, afirmou Costa.

Autoridades presentes na solenidade de lançamento da Exposição Pioneiras | FOTO: Divulgação

A curadoria da exposição é de Poliana Sepúlveda, do Centro Cultural M. Paulo Nunes. A produção é de Pedro Vidal e Match Box. A mostra seguirá no Palácio de Karnak até outubro, com a expectativa que ela percorra outros espaços posteriormente.  

Um retrato do Piauí

Além da abertura da exposição, o evento marcou também o lançamento de três dos oito livros da Coleção Bicentenário da Independência, como parte das comemorações alusivas aos 200 Anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. O lançamento foi promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, Academia Piauiense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.   

As obras buscam oferecer uma leitura sobre a história do Piauí, desde os seus primórdios, do século VII ao começo do século XXI, passando em especial sobre os dramas do século IX. Na solenidades, as obras lançadas foram a Revista ‘Pioneiras’ -  um compilado das memórias das mulheres homenageadas, além de "Memória Cronológica, Histórica e Corográfica da Província do Piauí" (de José Martins Pereira de Alencastre – Século XIX), "A Guerra do Fidié" (de Abdias Neves – Século XX) e "A Contribuição do Piauí na Guerra do Paraguai"  (de Anísio Brito, Odilon Nunes, Monsenhor Chaves, Reginaldo Miranda e Nelson Ney Costa, com organização de Felipe Mendes).

Também como parte da solenidade, a Secretaria de Cultura instalou, nos jardins do Palácio de Karnak, a cidade cenográfica “A Vila Piauí”, que relata um pouco da história do Estado do Piauí, mostrando pontos turísticos que foram reformados, restaurados e modernizados pelo Governo do Estado. O objetivo da Vila Piauí é ressaltar a importância que tais intervenções têm em resgatar as raízes culturais, além de despertar e propagar na população a preservação de sua história.

Confira as 29 homenageadas  

“Post Mortem”

  1. Esperança Garcia
  2. Jovita Feitosa
  3. Luíza Amélia de Queiroz
  4. Amélia Beliváqua
  5. Francisca Trindade
  6. Maria da Inglaterra

“Mulheres pioneiras em vida”

  1. Dora Parentes
  2. Elizabeth Aguiar
  3. Elvira Raulino
  4. Iracema Santos Rocha
  5. Josefina Costa
  6. Marinalva Santana
  7. Niède Guidon
  8. Sarah Menezes
  9. Teresinha Alcântara
  10. Enedina Gomes dos Santos
  11. Eulália Pinheiro
  12. Fátima Campos
  13. Fides Angélica
  14. Francisca Kariri
  15. Waltânia Alvarenga
  16. Regina Sousa


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES