Governo anuncia corte do ponto de servidores que estão em greve

A medida contrariou os sindicalistas em âmbito nacional, mas não atingiu a todos os segmentos grevistas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal anunciou que vai cortar o ponto (18 a 30 de junho) de servidores que estão em greve. A medida contrariou os sindicalistas em âmbito nacional, mas não atingiu a todos os segmentos grevistas. Ontem, o governo acenou com uma nova proposta aos professores, porém, estes ainda farão avaliação em cada Estado para decidir se a aceitam ou não. Noi Piauí, a reunião da categoria será hoje à tarde.

O professor Joaquim Neto, da Universidade Federal do Piauí, faz parte do comando de greve e avisa que nenhuma notificação oficial foi recebida pela categoria com relação aos cortes dos pontos. ?Com relação a nossa categoria (docente), nós não tivemos nenhuma notícia a respeito disso (do corte nos pontos). Mas estamos sempre atentos?, diz.

Nesse sentido, o movimento segue com o cronograma de atividades normalmente, agendando mais uma assembleia para hoje, às 15 horas. Ontem, o comando de greve esteve reunido durante vigília, acompanhando todas as decisões que recebem de Brasília, onde acontecem as negociações a nível nacional.

Na nova proposta apresentada pelo governo, ficou estabelecido um reajuste salarial mínimo de 12% para 25%, sendo que o reajuste máximo seria de 45% para professores com maior titulação e dedicação exclusiva. Nessa próxima assembleia que será realizada pela Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), dentre outros aspectos, serão debatidas as questões que se referem a essa nova proposta.

No último dia treze, o governo também tentou emplacar uma proposta, mas não obteve êxito. Na ocasião, muitos foram os aspectos negativos enumerados pelos professores com relação a mesma.

Os principais argumentos foram a respeito da possível perda salarial que se daria para a maioria dos professores, sendo que apenas os titulares poderiam contar com algum ganho real (em torno de 5,9%), além das maiores difuldades que seriam associadas à busca por uma maior qualificação por parte dos professores. De acordo com a nova proposta, o aumento seria dado em três anos, a partir de março de 2013.

Os professores estão em greve desde o dia 17 de maio. E os estudantes não aguentam mais a demora que está se dando para o reinicio das aulas. O estudante Vinicius Ferreira, do 6º semestre do curso de Comunicação Social da UFPI, ressalta a situação. ?A greve me prejudicou porque já estávamos com mais da metade do semestre concluído, já tínhamos feito as primeiras provas e trabalhos. Na maior parte dos casos, com a greve, perdemos esses meses que já fizemos?, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES