Governo criará aplicativo para monitorar tornozeleiras eletrônicas

“Ferramenta para aumentar a eficiência do monitoramento”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desenvolver um aplicativo para o monitoramento de tornozeleiras eletrônicas. Este foi o objetivo da reunião entre a governadora em exercício, Margarete Coelho e os gestores da Corregedoria Geral da Justiça, Associação dos Magistrados, Secretaria de Justiça (Sejus), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O encontro aconteceu nesta terça-feira (17), no Palácio de Karnak.

A proposta da Corregedoria é acompanhar, por meio do aplicativo, o detento e detectar a infração das regras para que as medidas necessárias sejam tomadas de modo imediato. “Quando o monitorado infringir as regras, o setor de monitoramento e o juiz serão informados e, a partir daí, as providências para a sua recondução ao cárcere. Portanto, é uma ferramenta para aumentar a eficiência do monitoramento eletrônico”, esclareceu Margarete.

Segundo o corregedor geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil, regras serão estabelecidas para que haja um controle mais efetivo por parte da polícia e do judiciário. “Precisamos melhorar o sistema de monitoramento o mais rápido possível. Amanhã, estaremos novamente reunidos com os setores de tecnologia do Tribunal e do Governo do Estado para afinar o discurso em relação ao aplicativo e estabelecer um sistema único integrado”, atentou.

De acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, cerca de 300 pessoas são monitoradas por meio de tornozeleiras no Piauí, notadamente nos municípios de Teresina, Parnaíba e Luís Correia. “Expandiremos  essa tecnologia para Picos e Floriano ainda neste ano. O nosso objetivo é tornar cada vez mais eficaz esse instrumento de segurança e monitoramento de detentos que passaram pelo sistema prisional ou que respondem a processo, ofertando, desta forma, segurança à sociedade”, destacou.

Diversas pautas em torno do sistema de segurança também foram abordadas no encontro, tais como a qualificação, deslocamento e recambiamento de detentos, programa único de captação de dados e a internação compulsória de usuários de drogas. “Todas as questões aqui discutidas foram no sentido de integrar as atividades, o que é ponto chave para a melhoria do sistema prisional do estado”, finalizou a governadora Margarete Coelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES