Governo dá continuidade ao combate à pobreza rural

Governo dá continuidade ao combate à pobreza rural

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintend?ncia de Programas Especiais (Nepe), ligada ? Secretaria Estadual da Agricultura, realizou esta semana o I Encontro entre Representantes dos Grupos Especiais, que inclui ?ndios, negros, mulheres, pescadores e jovens que estudam seguindo a metodologia da Pedagogia da Altern?ncia, e monitores do Nepe.

Na reuni?o foi feito um balan?o das a?es realizadas entre os beneficiados do Programa de Desenvolvimento Integrado do Maranh?o (Prodim) e o Nepe, e o planejamento do trabalho para os pr?ximos meses. A Secretaria Estadual da Agricultura, atrav?s do Nepe, pretende liberar este ano 80 projetos para os grupos especiais da popula??o.

O encontro contou com a participa??o de entidades representativas dos grupos especiais, como o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Baba?u (MIQCB); Associa??o das ?reas de Assentamento do Estado do Maranh?o (Assema); Associa??o das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranh?o (Aconeruc); Uni?o das Escolas Fam?lias Agr?colas do Maranh?o (Uaefama); Associa??o das Casas Fam?lias Rurais (Arcafar) e Tijup?.

Por unanimidade, as entidades solicitaram a continuidade da parceria entre o Nepe e os grupos especiais, a realiza??o de cursos de capacita??o para os benefici?rios, o monitoramento dos projetos executados, assist?ncia t?cnica e a legitima??o das demandas apresentadas.

Para a superintendente do N?cleo de Programas Especiais, Regina Lourdes Lopes, a id?ia ? fazer com que as organiza?es envolvidas com as comunidades rurais possam se integrar com o Nepe. Ano passado, cerca de 400 projetos foi liberados para a redu??o de combate ? pobreza no campo, fruto da expectativa dessas comunidades.

?Vamos tentar repetir o sucesso do ano passado, quando resolvemos socializar com os trabalhadores rurais a expectativa deles em rela??o aos benef?cios recebidos?, relatou a superintendente.

Os representantes dos grupos especiais v?em a Secretaria Estadual da Agricultura como uma aliada. Para um dos colaboradores da Assema, Ronaldo Carneiro de Souza, a nova forma de ver o agricultor familiar ? mais que inclus?o social. ?O que o secret?rio, Domingos Paz, e a superintendente, Regina Lopes, v?m fazendo pela agricultura familiar ? algo inovador e de total respeito aos produtores rurais. E o fato de terem dado essa abertura para esses segmentos da sociedade que estavam esquecidos est? sendo um grande avan?o para a agricultura do Maranh?o?, comentou Souza.

O coordenador do Prodim, Ant?nio Jos? Castro Ramos, entende que essa parceria ? uma estrat?gia que deu certo e, portanto deve ter continuidade. ?No ano de 2007, quando foi realizado o primeiro encontro com os representantes dos grupos especiais, n?s n?o t?nhamos a dimens?o de que esta uni?o iria dar certo. Hoje, vemos que ela s? est? se fortalecendo e os resultados v?o ser ainda maiores?.

Dando continuidade ? pol?tica do governador Jackson Lago, o secret?rio estadual da Agricultura, Pecu?ria e Desenvolvimento Rural, Domingos Albuquerque Paz, disponibilizou tr?s t?cnicos do Nepe para trabalhar diretamente com esses grupos durante todo o ano de 2008. O Maranh?o tem R$ 180 milh?es disponibilizados para o combate ? pobreza. Este ? um recurso do Fundo Maranhense de Combate ? Pobreza (Fumacop). Deste montante, R$ 39 milh?es v?o ser repassados para a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecu?ria e Desenvolvimento Rural (Seagro).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES