Governo de SP publica cartaz com ilustrações de pênis; foi alvo de críticas

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que a “a campanha foi retirada das estações por não atender às diretrizes médicas para prevenção do câncer de próstata, que é o objetivo do Novembro Azul.”

Campanha Lave o Dito Cujo foi retirada dos metrôs de São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de São Paulo colou cartazes, nas estações do Metrô, com ilustrações de pênis, para alertar sobre a importância da higienização correta do órgão sexual masculino, mas foram removidos nesta sexta-feira (19), um dia depois de terem sido instalados. A retirada aconteceu após uma reclamação feita pelo deputado estadual Tenente Nascimento (PSL), que alegou ser "uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira". 

A campanha, batizada de "Lave o Dito Cujo", foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e integra a campanha Novembro Azul, que acontece neste mês para a conscientização sobre o câncer de próstata e saúde do homem. Mas as imagens mostram vários pênis em desenho e foram alvo de críticas.

Ilustrações da campanha Lave o Dito Cujo | FOTO: Reprodução

O deputado Nascimento, que se define como bolsonarista, conservador e de direita, protocolou um requerimento e uma moção de repúdio contra a campanha na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

"Nosso entendimento é que esta exposição em um local público de grande circulação, com acesso irrestrito, como uma estação do Metrô, é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira, razão pela qual se formula o presente requerimento visando a imediata retirada do cartaz intitulado 'Lave o Dito Cujo', que contém cerca de 40 desenhos expondo a genitália masculina, constrangendo homens, mulheres e crianças que passam pelo local diariamente", diz o deputado no documento.

Novembro Azul

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que a "a campanha foi retirada das estações por não atender às diretrizes médicas para prevenção do câncer de próstata, que é o objetivo do Novembro Azul."

"Lavar o pênis, apesar de ser uma importante medida para evitar uma série de doenças, não é uma das formas para prevenir esse tipo de câncer, mas sim o exame de toque da próstata e o exame de sangue PSA. A peça, ao fazer relação ao Novembro Azul, pode dar uma falsa sensação de proteção à população, sendo estes exames as únicas formas de detecção precoce da doença", diz a nota enviada ao g1.

Câncer de pênis

De acordo com reportagem do g1, o Instituto Lado a Lado pela Vida lamentou a retirada dos cartazes e argumentou que o Novembro Azul também alerta sobre o câncer de pênis, e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os principais fatores desse tipo de câncer são higiene íntima inadequada e infecção por HIV. De acordo com a entidade, o objetivo era apresentar o problema do câncer de pênis de "forma lúdica".

"O Instituto Lado a Lado pela Vida lamenta que formuladores de políticas públicas entendam que falar de uma doença negligenciada, que leva a óbito e mutila milhares de homens no país seja 'uma afronta aos costumes da família brasileira'", disse em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES