Governo adia 'Enem dos Concursos': 'Impossível realizar prova no RS', diz ministra

O anúncio oficial será às 15h desta sexta-feira (3). A informação foi adiantada pela colunista do jornal O Globo Vera Magalhães e confirmada pela Folha

Avalie a matéria:
Governo Federal vai adiar Enem dos Concursos, previsto para este domingo (5) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado, após chuvas deixarem quase 40 mortos no Rio Grande do Sul e temporais atingirem Santa Catarina nos últimos dias e nesta sexta. As provas seriam realizadas no próximo domingo. O anúncio oficial será às 15h desta sexta-feira (3). A informação foi adiantada pela colunista do jornal O Globo Vera Magalhães e confirmada pela Folha.

SEM NOVA DATA DE PROVA: Como não existe um banco provas disponível para o Concurso Unificado, que será realizado pela primeira vez, haveria risco de as provas aplicadas no estado terem um grau de dificuldade diferente, abrindo brecha para judicialização. Ainda não há definição quanto à nova data da prova.

O QUE DISSE A MINISTRA DE GESTÃO? Nesta sexta-feira (3), a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que seria "impossível" a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul neste domingo (5). A declaração ocorreu após o governo adiar a aplicação dos exames do chamado "Enem dos Concursos". Dweck acrescentou que uma nova data ainda não foi estabelecida pelo governo e deve ser definida nas próximas semanas. 

"A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível analisar a prova no Rio Grande do Sul. Seja pelo local de prova de dados, seja pelo posto de segurança na educação das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo. Não temos uma nova data. Eu quero deixar bem claro que a gente, nas próximas semanas, poderá divulgar uma nova data, mas nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, divulgar uma nova data com segurança", disse a ministra.

DISCUSSÃO SOBRE O TEMA: O governo viveu uma divisão sobre o tema devido ao risco jurídico de adiar o concurso. Como não existe um banco de provas disponível para o Concurso Unificado, que será realizado pela primeira vez, haveria risco de as provas aplicadas no estado terem uma grau de dificuldade diferente, abrindo brecha para judicialização. Os editais do concurso não preveem reaplicação em nenhuma hipótese, mesmo em caso de desastres naturais.

DADOS DO CONCURSO NO RIO GRANDE DO SUL: No Rio Grande do Sul, são 80.348 inscritos (4% do total), em dez cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Sana Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. A maior parte dos inscritos do estado está na capital gaúcha: são esperados 38.292 candidatos na cidade.

PROVAS EM 228 MUNICÍPIOS: Cerca de 2,1 milhões de candidatos estão inscritos participar do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o concurso vai oferecer 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas vão acontecer em 228 municípios. No total, foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES