Governo diz que Paraiba e Pernambuco já estão com as praias limpas

Constatação foi divulgada na noite da última sexta (01), pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA)

Praias | Crédito: GAA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal, formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informou na noite desta sexta-feira (1/11) que os estados da PB e PE estão com as praias limpas.

As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento: Japaratinga, Piaçabuçu, Barra de São Miguel, Coruripe e Feliz Deserto em Alagoas; Cairu, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro e Trancoso, na Bahia; Icapuí, no Ceará; Nízia Floresta, em Rio Grande do Norte; Aracaju, em Sergipe. Vale informar que os boletins são divulgados diariamente pelo grupo, sendo passível de alterações.

A limpeza das praias é efetuada do nascer ao pôr do sol, diariamente, com a participação de todos os órgãos envolvidos no trabalho, contando com a expressiva participação de voluntários. Ao final do dia, essas informações são computadas pelos órgãos responsáveis e enviados ao GAA, para consolidação.

Até esta sexta-feira (1/11), de acordo com o levantamento feito pelo IBAMA, foram contabilizadas, aproximadamente, 3.800 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte desse material é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Até o momento, mais de 3.370 militares da MB, 26 navios, sendo 22 da MB e 4 da Petrobras, 7 helicópteros, sendo 3 da MB, 2 do IBAMA e 2 da Petrobras, 7 aeronaves de asa fixa, sendo 6 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 1 do IBAMA, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do IBAMA, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

A Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, em fase final de planejamento, terá início a partir da próxima semana. A MB realizará, em conjunto com o EB e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das Águas Jurisdicionais Brasileiras.

As investigações deste crime ambiental cometido contra o nosso País continuam em curso e todos os esforços para elucidação dessa tragédia inédita na história marítima mundial vêm sendo empregados desde o início de setembro.

AJUDA - As empresas PetroRio, Shell e Equinor doaram, nesta sexta-feira (1/11), mais de 7.000 kits de equipamentos de proteção individual (EPI), que serão distribuídos nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, na Bahia.

Na próxima semana, serão planejados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) treinamentos de limpeza de praia, para todos os envolvidos, de modo a incrementar as ações de limpeza das regiões afetadas pelo óleo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES