Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governo do Estado alerta que população aumente o isolamento social

Índice de isolamento está em torno de 60%, mas o ideal seria de 70% segundo a Organização Mundial de Saúde

Compartilhe

A Secretaria de Saúde do Piauí alerta que a população aumente o isolamento social para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus, o Sars-Covs-2. O estado tem alcançado um índice de isolamento (pessoas em casa) de 60%, quando o ideal pela Organização Mundial de Saúde é de pelo menos 70%.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela e integrante Comitê de Organização Emergêncial (COE), José Noronha, explica que quanto mais as pessoas ficarem em casa, menos pessoas irão contrair o vírus, evitando a sobrecarga no sistema de saúde do estado. “O Estado quer garantir que haja leitos para todos os que precisarem. E isso só será possível se muitas pessoas não adoecerem ao mesmo tempo. Na Itália e na Espanha, isso está acontecendo e a quantidade de óbitos está sendo muito grande”, afirma o diretor.

O índice no Piauí manteve-se estável no feriado da Páscoa, encerrado ontem. Após atingir 61,70% na Sexta-Feira da Paixão, dia 10, o índice caiu para 54% no sábado, 11, mas voltou a subir no domingo (12), alcançando 59%, portanto mantendo a casa dos 60%.

Enquanto na sexta-feira, o Piauí era o primeiro no ranking nacional, no domingo caiu para o 14º lugar. O Distrito Federal liderou a lista, com 61,77%. O último colocado foi o Tocantins, com 54,63%. 

Para orientar a população sobre a necessidade de evitar a circulação nas ruas, a Polícia Militar está realizando rondas constantes nos bairros, fiscalizando aglomerações e atividades econômicas não essenciais que estão funcionando apesar da proibição do Governo do Estado. Na semana passada, a PM registrou 126 ocorrências no Piauí relacionadas a abordagem de pessoas e fechamento de estabelecimentos.

O major Gustavo, chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), disse que a PM faz sua parte, mas a população ficar em casa, quem puder. “Esse trabalho de aumento do percentual de isolamento não depende exclusivamente da PM, pois não há a proibição de ir i vir no estado. Existe a determinação de fechamento de estabelecimentos não essenciais e proibição de aglomerações”, afirmou. 

Os dados do isolamento, contudo, são utilizados para melhor nortear as decisões estratégicas e abrandamento ou não dos decretos de isolamento. A Polícia Militar do Piauí está também fazendo barreiras sanitárias nas divisas com estados vizinhos, em ação conjunta aos órgãos de saúde e vigilância sanitária, para garantir o cumprimento dos decretos em vigor. 

O comandante da Polícia Militar no Piauí, Coronel Lindomar Castilho, explica como é realizado o monitoramento. “A pesquisa divulgada é baseada nos dados do site Inloco, que possui a base de dados (geolocalização) das pessoas de acordo com seus smartphone. Quando a pessoa se desloca daquele ponto onde ele passa mais tempo do seu dia, que é considerado pelo app como moradia, o movimento é entendido pelo app como uma violação a política de isolamento”, explica.

A agência In Loco possui uma tecnologia que monitora a localização de 60 milhões de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo assim sua privacidade e anonimato. Tal inteligência é utilizada em todo o território nacional como uma ferramenta de vigilância e de suporte na coleta de dados que auxiliem as autoridades a guiar o isolamento social e conter o avanço da covid-19. O aplicativo tem acesso ao ranqueamento de 204 municípios dos 224 piauienses.

Os municípios com maior índice de isolamento social no Piauí no último sábado foram Lagoinha do Piauí (78,60%), Wilson Brandao (77,20%), Aroeiras do Itaim (75,40%), Curralinhos (73,10%) e Juazeiro do Piauí (70%). Os com menor índice na mesma data foram São Gonçalo do Gurguéia (29,70%), São Miguel da Baixa Grande (33,20%), Canto do Buriti (40,30%), Campo Alegre do Fidalgo (40,80%) e Betânia do Piauí (41,40%). Teresina, a cidade mais populosa, ficou com índice de 55,10% no sábado. 



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar