Governo do Estado promove projeto que incentiva empreendedorismo feminino

O projeto visa a capacitação financeira, além de promover cursos e palestras sobre montagem e ampliação de negócios

Governo do Estado promove projeto que incentiva empreendedorismo feminino | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, está promovendo o projeto “Elas Empreendem”, cujo objetivo é qualificar as mulheres em situação de vulnerabilidade para montar seus empreendimentos. O projeto conta ainda com a participação da Agência de Fomento do Estado que possibilita uma linha de crédito para as mulheres que participam da qualificação.

Segundo a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, o projeto possui parceria com o SEBRAE que oferece cursos e palestras de qualificação para montar e aprimorar os negócios, além de aulas de vendas nas redes sociais.

“A Secretaria das Mulheres tem um contrato com o SEBRAE onde tratamos sobre montagem de pequeno negócio e colocá-lo nas redes sociais. O projeto é muito importante, pois as mulheres têm a oportunidade de ter algumas informações que muitas vezes não chegam até elas nos municípios, como colocar o negócio nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp onde as pessoas mais usam e como comercializar e precificar os produtos”, conta.

Governo do Estado promove projeto que incentiva empreendedorismo feminino - Foto: Reprodução

Lorena Gomes participou da capacitação do Elas Empreendem no município de União. A jovem artesã conta que através do projeto pode perceber novas oportunidades e aprimorar suas habilidades no seu empreendimento. “O projeto foi essencial tanto na questão pessoal como profissional para meu crescimento e ampliou a minha visão tanto pela questão do empreendedorismo como para meus projetos pessoais e por mostrar que há novas saídas e novas oportunidades se traçarmos metas e objetivos, se organizando e aperfeiçoando cada vez mais com estudo, prática e acreditando no nosso potencial. Só tenho a agradecer pelo projeto e espero que tragam mais ações para nosso município, porque é uma oportunidade de crescimento muito rico”, agradece.

O projeto Elas Empreendem será realizado em 24 municípios incluindo Teresina e, de forma virtual, abrangendo outras cidades. Ao todo, o projeto já atingiu mais de 100 mulheres e a previsão é de que nesse mês de março esteja presente no território da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato e São João, além de trabalhar de forma virtual em Dom Inocêncio.

A secretária Zenaide conta ainda que além das palestras, o projeto inclui ainda uma linha de crédito que auxilia as empreendedoras a investirem em seus negócios. “O projeto vai além dessas palestras, ele possui também um acesso ao crédito, e nesse sentido temos o Fomento Mulher, que é uma linha de crédito para as mulheres através da Agência de Fomento, que é um parceiro nosso que vai possibilitar que essas mulheres tenham acesso ao crédito. Então, essa primeira etapa do projeto seriam as capacitações e o segundo momento acesso ao crédito, além de planejarmos o acompanhamento dessas mulheres para organizá-las em cooperativas e associações”, detalha a gestora.

Os 4 municípios que já foram realizados as oficinas foram os municípios de Teresina, União, Altos e José de Freitas. Nesta sexta (24), os municípios finalizaram os cursos com a entrega de certificados de qualificação das mulheres participantes. Para realizar a inscrição é preciso preencher um formulário no link a ser divulgado pela Secretaria das Mulheres nos municípios que serão beneficiados pelo projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES