Governo do Estado publica novo decreto com medidas contra Covid-19

O decreto foi pautado em recomendações do Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE).

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado publicou o decreto N° 20.525 nesta terça-feira (01°), com novas medidas contra a Covid-19 no Piauí. O documento já foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial. A decisão já entrou em vigor e segue por tempo indeterminado.

O decreto foi pautado em recomendações do Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), diante do surgimento de uma nova variante, a Ômicron, da alta da taxa de positividade que cresceu de 16,66% para 31,5%, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da ocupação de leitos de UTI no Piauí, que está acima dos 70%.

Governo do Estado publica novo decreto com medidas contra Covid-19 (Foto: Sesapi)

No decreto, o funcionamento do comércio, bares e restaurante foi mantido. No entanto, a realização de festividades que possam provocar aglomerações foi vetada. Ficou proibido também a realização de retiros, conferências, feiras comerciais e convenções de qualquer natureza no Piauí. Já as autoescolas poderão em até 100% em suas atividades presenciais, obedecendo aos protocolos necessários. 

Além disso, obedecidos aos protocolos e medidas sanitárias, com uso da máscara e distanciamento social, poderão ser realizados atividades e eventos esportivos, sociais, culturais e artísticos, com restrições de público: em teatros, circos, auditórios e cinemas, jogos de futebol, jogos de quadra e similares, o público admitido será de até 30% da capacidade do espaço, com todos sentados. 

Exigência do Comprovante de Vacinação

Será exigido comprovante de vacinação atualizado de acordo com cronograma do Plano Nacional de Imunização para as seguintes atividades:

a) academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas;

b) estádios e ginásios esportivos;

c) cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil;

d) museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques

aquáticos, apresentações e drive-in;

e) bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos

similares bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas.

Funcionamento dos órgãos públicos

Com exceção dos profissionais de saúde e da segurança pública, a Administração Pública deverá reduzir para 50% o trabalho presencial, preferencialmente mantendo o trabalho remoto para gestantes, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades.

Fiscalização

A fiscalização das medidas determinadas será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal. No caso de evento realizado em detrimento das determinações sanitárias, o estabelecimento deve ser autuado, com abertura do devido Processo Administrativo Sanitário.

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES