Governo do Piauí garante início das aulas e pagamento acima do piso

Todos os alunos devem comparecer à escola na segunda-feira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os alunos devem comparecer à escola em que está matriculado nesta segunda-feira.  A determinação é do governador Wellington Dias, que convida a todos os pais a levarem os filhos para escola e convoca os diretores e profissionais a receberem os estudantes.

Wellington afirma que o Governo atendeu as solicitações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), pois o Piauí é o único estado do Brasil que já vem pagando acima do piso nacional.  A Lei federal estabeleceu regra para pagamento do piso nacional para professores, com reajuste de 7,64%. Então, o piso nacional foi 2.135 para 2.298. O Piauí já pagava acima do piso, o valor de R$ 2.634,65. Com o reajuste de 7,64%, o salário dos professores estaduais vai para R$ 2.836,93. “Esse valor está acima do piso nacional e também respeitamos a data-base, janeiro, concedendo a primeira parcela de aumento”, diz o governador.

Segundo o governador, o Governo paga acima do piso nacional e mesmo assim aplicou o reajuste de 7,64%, respeitou a data-base. Então, não há razão legítima para greve. “O movimento de greve é ilegal e descabido”, diz, afirmando que o Governo já atendeu as demandas pretendidas pelo Sinte.  No ano passado, segundo o governador, a Justiça considerou a greve dos professores ilegal, pois o piso nacional foi honrado.

O Governo já acionou a Procuradoria Geral do Estado para entrar com pedido de ilegalidade da greve. “Nossa prioridade é a educação, aplicamos o reajuste, honramos a tabela de pagamento e já tínhamos agendado com o Sinte uma reunião para abril para ver a possibilidade de antecipar a segunda parcela do reajuste, conforme o comportamento positivo das receitas e contas do Estado”, explica o governador, declarando que vem fazendo todo o esforço para conceder esse aumento.

Além da questão do pagamento do piso, o governador citou programas de valorização do profissional de educação, como  o programa de habitação e de premiação a escolas e profissionais por resultados alcançados.

O governador esclarece que o importante é chegar 2017 com o piso atualizado e o Piauí paga até mais, pagando a média das melhores escolas particulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES