Governo do Piauí lançará sistema de identificação único digital

Novo documento visa a unificação de todos os documentos pelo CPF

Modelo de Carteira de Identidade Nacional lançado pelo governo - Reprodução/Governo Federal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Secretaria da Segurança Pública (SSP), lançará o novo sistema de identificação digital, o RG Único. A medida está em conformidade com o decreto federal no 10.900/2021 que visa à unificação de todos os documentos. O lançamento do documento no Piauí está previsto para o dia 15 de março.

Com a unificação dos documentos será possível coibir fraudes já que, atualmente, a emissão do RG é de responsabilidade das unidades federativas, possibilitando assim ao cidadão emitir o documento em mais de um estado. Além da unificação, no momento do cadastramento, será requerido a biometria, reconhecimento facial e assinatura.

Modelo de Carteira de Identidade Nacional lançado pelo governo - Reprodução/Governo Federal

Para além disso, o projeto implementará um sistema automatizado de identificação biométrica. Ou seja, no requerimento do RG, o sistema fará comparação facial e de impressões digitais com as já cadastradas no banco de dados. Isso irá garantir uma identificação única. Ou seja, que uma pessoa tenha apenas um RG e uma qualificação (nome). Com esse sistema estaremos trabalhando na prevenção de fraudes. evitando assim a multiplicidade de nomes de uma mesma pessoa na nossa base de dados. Esse sistema de identificação biométrica terá também uso integrado pelo Detran e pela Sejus, evitando falsidades ideológicas na emissão de CNH, e no sistema prisional”, explica o diretor do Instituto de Identificação, João de Deus Martins.

Para o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, a inovação permitirá uma celeridade na emissão dos documentos de identificação e, principalmente, oferecerá uma maior segurança para a população. “É algo inovador e importantíssimo para toda a população e também para dar segurança, essa garantia que nós queremos ao sistema de expedição de identidade para o Piauí, acompanhando o que já acontece em outros estados do Brasil”, pontuou.

Outro ponto relevante que o diretor Juarez ressalta é sobre a adoção do número do CPF como registro geral, que possibilitará ainda a unificação nacional dos bancos de dados locais. A outra implementação no RG será a adoção do número de CPF com indexador. Significa dizer, usaremos o número de CPF como número de RG.

“Esse é um passo importante para que tenhamos um RG com número nacional e para a unificação nacional dos bancos de dados dos Estados, e possibilitando integração com outro órgãos como a Receita Federal e TSE”, avaliou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES