Governo do Piauí lidera “estouro” nos gastos com pessoal

O Piauí já compromete 50% da receita com a folha - é o “campeão” no país

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí foi o Estado que mais "estourou" o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no País. É o que aponta levantamento divulgado ontem pela Folha de S. Paulo. As despesas com o funcionalismo já ultrapassaram o limite legal em oito Estados: Piauí (50%), Alagoas (49,8%), Sergipe (49,5%), Rio Grande do Norte (48,9%), Tocantins (48,7%), Paraná (48,1%), Santa Catarina (47%) e Paraíba (46,7%).

O Piauí já compromete 50% da receita com a folha - é o "campeão" no país. A média nos Estados é de 45%. No entanto, a equipe de transição do governador eleito Wellington Dias (PT) estima que esse percentual já chega a 52%.

Quando as despesas ultrapassam o limite de 46,55% da receita, os governadores ficam impedidos de dar reajustes e criar cargos, além de ter problemas para conseguir empréstimos. Se passarem de 49% e reincidirem, eles serão proibidos de receber transferências da União.

AUMENTOS - Em comparação com a gestão anterior (2007-2010), o gasto com pessoal nos 27 Estados neste mandato quase dobrou: foi de R$ 500 bilhões para R$ 855 bilhões, um aumento de 70%. A inflação, no mesmo período, foi de 25%.

Pisos nacionais como o dos professores, pressões por aumento salarial (muitas vezes, com greves), aposentadorias e a crescente demanda por serviços públicos ajudam a explicar o estouro da folha. Na Bahia, policiais militares entraram em greve por 12 dias em 2012 e garantiram aumentos por três anos.

Ameaças de paralisação em Minas, Paraná e Rio Grande do Sul também forçaram reajustes. A demanda por professores, médicos e policiais forçou contratações, jogando o gasto do gênero para cima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES