Governo federal autoriza aumento de 5,6% nos preços dos medicamentos

A medida, publicada no Diário Oficial da União, já entrou em vigor e o valor já pode ser aplicado pelas fabricantes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os preços dos medicamentos vendidos no Brasil terão aumento. O reajuste de 5,6% nos preços foi autorizado, nesta sexta-feira (31) pelo governo federal, por meio de uma resolução, publicada no Diário Oficial da União. 

Segundo a publicação, "as empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos a partir de 31 de março de 2023".  Dessa forma, a medida já entrou em vigor e o valor já pode ser aplicado pelas fabricantes.

 Medicamentos terão aumento nos preços em 5,6% |  foto: Reprodução

O aumento deve refletir nos preços de aproximadamente 28 mil medicamentos, segundo a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O cálculo é feito a partir de um modelo de teto de preços com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como produtividade.

De acordo com a resolução, as empresas não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Terão de dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e deverão manter à disposição dos consumidores a lista atualizada de preços dos medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES