Governo Federal prevê concurso unificado com quase 8 mil vagas

Nordeste deverá conter o maior número de cidades em que serão realizadas as provas (50), seguido por Sudeste (49), Norte (39), Sul (23) e Centro-Oeste (18).

Governo Federal prevê concurso unificado com quase 8 mil vagas | Reprodução / Galvão e Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), projeta realizar um concurso nacional unificado para preencher cerca de 8 mil vagas, já autorizadas neste ano, em 100 órgãos do Executivo federal.

De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., o concurso deverá ser aplicado em 179 municípios em fevereiro de 2024. O gestor fez a primeira apresentação a cerca de 50 órgãos sobre a proposta de prova única, e na próxima segunda-feira, ele se reunirá novamente para esclarecer dúvidas.

A ideia é concentrar no MGI os custos para a elaboração do edital e da concorrência para a contratação da banca examinadora que será responsável pelo concurso unificado, economizando, assim, a despesa dos órgãos. Vale ressaltar que o projeto será piloto para futuros concursos.

Ainda conforme o Ministério, até meados de setembro, deverá ser divulgado o ato oficial que vai definir a estrutura de governança do concurso federal unificado. A expectativa é que o edital seja publicado até dezembro deste ano, e o exame seja realizado no dia 25 de fevereiro de 2024, com resultado em abril, e os cursos de formação dos aprovados comecem entre junho e julho do próximo ano.

REGIÕES NO BRASIL

Os concursos serão divididos por regiões, sendo que a Nordeste deverá conter o maior número de cidades em que serão realizadas as provas (50), seguido por Sudeste (49), Norte (39), Sul (23) e Centro-Oeste (18). Ao todo, serão 7.826 vagas distribuídas em oito blocos temáticos:

Administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública; e nível intermediário. 

APLICAÇÃO DAS PROVAS

O exame será dividido em duas partes: provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos, e de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. 

A proposta do MGI prevê a criação de uma coordenação-geral para o concurso unificado, que será composta, além do ministério; pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea); a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e a Advocacia Geral da União (AGU). Esse arranjo ainda deverá ter a participação de comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formarão um comitê consultivo/deliberativo.

"Esse projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil", disse o secretário José Celso Cardoso Jr.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES