Governo federal quer ponte binacional entre Brasil e Bolívia em Rondônia

Segundo o governo, este é um dos principais empreendimentos do Novo PAC para a região Norte.

Fronteira entre Brasil e Bolívia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Brasília, o ministro dos Transportes, Renan Filho, formalizou a assinatura do edital destinado à elaboração do projeto e à construção da ponte binacional que ligará o Brasil à Bolívia, no estado de Rondônia. Apontado como um dos principais empreendimentos do Novo PAC para a região Norte, a previsão é de que a empresa vencedora da concorrência seja anunciada em 28 de dezembro.

Conforme comunicado do governo, na terça-feira (14), a nova ponte será erguida sobre o Rio Mamoré, conectando o município de Guajará-Mirim, em Rondônia, a Guayaramerin, no Departamento de Beni, na Bolívia. Com uma extensão total de 1,22 quilômetro, a ponte contará com um vão central estaiado para facilitar a navegabilidade.

O projeto inclui a construção de um complexo de fronteira abrangendo 9.282 metros quadrados e mais 3,7 quilômetros de pistas de acesso no lado brasileiro. O país vizinho realizará medidas similares do lado boliviano. O prazo estimado para a conclusão da obra é de aproximadamente três anos, com a expectativa de gerar até 4,3 mil empregos diretos e indiretos na região. O Rio Mamoré, parte da bacia do Amazonas e com origem na Cordilheira dos Andes, constitui a fronteira entre Brasil e Bolívia na Região Norte.

O acordo entre os governos do Brasil e da Bolívia para a construção da ponte foi estabelecido em 2007, porém, até o momento, não foi concretizado. Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Luis Arce, discutiram a retomada do projeto, uma prioridade na agenda bilateral.

De acordo com o projeto aprovado pela Comissão Binacional Brasil-Bolívia, o custo estimado da obra é de R$ 429,5 milhões, e a licitação será conduzida por meio do Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC). Nesta modalidade, a mesma empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo conduzirá as obras planejadas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ficará encarregado de fiscalizar a elaboração do projeto e a execução do empreendimento. Durante a fase de elaboração do projeto, o governo brasileiro poderá considerar modificações apresentadas pela Bolívia, e ambas as partes estarão envolvidas na supervisão dos trabalhos até sua conclusão, conforme informou o Ministério dos Transportes.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES