Governo federal realiza ação de vacinação nas escolas para crianças e adolescentes

A vacinação pode ou não ocorrer dentro do ambiente escolar, sendo uma escolha de cada gestor local.

Governo federal realiza ação de vacinação nas escolas para crianças e adolescentes | Walterson Rosa/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (03), os Ministérios da Saúde e da Educação promoveram uma ação do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar. Algumas das vacinas oferecidas são contra a poliomielite, febre amarela, meningite ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e o HPV. O calendário de vacinação nas escolas segue até 19 de abril e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

  “É tempo de reconstruir confiança. Confiança na saúde, na ciência, na escola, na vacina. Para isso relançamos a vacinação nas escolas, que vai atualizar a caderneta de vacinação de nossas crianças e jovens de até 15 anos. O Brasil vai voltar a ser exemplo de vacinação e de proteção”, disse a ministra da saúde, Nísia Trindade Lima. 

A ministra também se vacinou contra a gripe na manhã de hoje. Em sua rede social, a autoridade compartilhou o momento e destacou: “Aproveitei para também botar em dia minha caderneta, com a vacina contra a gripe! Vamos todos vacinar e ser parte do Movimento Nacional pela Vacinação!”. 

📚 Prevenção nas escolas: Conforme o Ministério da Saúde, a aplicação de doses no ambiente escolar é uma estratégia tomada para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento com base na realidade local. No ano passado, quase 4 mil cidades brasileiras adotaram a estratégia e viram resultados positivos, especialmente na vacina contra o HPV. Em 2023, foram aplicadas mais de 6,1 milhões de doses da vacina contra o papilomavírus humano. O número é o maior desde 2018 e representa um aumento de 42% em relação a 2022. 

Ministra da saúde./Foto: Walterson Rosa/MS

💉Mobilização: Neste ano, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões para estados e municípios como incentivo financeiro para custear ações de vacinação, incluindo a mobilização nas escolas. Além disso, os municípios receberam, no início de 2024, a parcela de 40% dos recursos da Portaria GM/MS nº 844/2023 para financiamento dessas atividades. A vacinação pode ou não ocorrer dentro do ambiente escolar, sendo uma escolha de cada gestor local.

Governo federal realiza ação de vacinação nas escolas para crianças e adolescentes./Foto: Walterson Rosa/MS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES