Governo inaugura Cozinha Comunitária na Uespi nesta quinta (07)

Serão atendidas diariamente 350 pessoas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), inaugura, nesta quinta-feira (07), às 8h, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Cozinha Comunitária Governador Alberto Tavares Silva. Participam do momento a governadora em exercício Margarete Coelho, o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, dentre outras autoridades.

Uma obra do governo federal, em parceria com o Governo do Estado, a cozinha comunitária fica localizada próxima ao Setor de Esportes da Uespi Campus Pirajá. No espaço, serão atendidas diariamente 350 pessoas, entre alunos, funcionários da universidade e também a comunidade local, com refeições a preço acessível. Os estudantes que possuem o auxílio-alimentação continuarão com o benefício.

Logo após a inauguração, a Sasc e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizam, no auditório do Geratec na Uespi, o Encontro da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2 (5ª+2), com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e cidadania”.

O encontro tem como objetivos analisar e aprofundar o debate sobre a conjuntura social, política, econômica e cultural e seus reflexos na Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSan) e no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); analisar o processo de realização do DHAA e os riscos e violações de direitos, em especial dos grupos mais vulnerabilizados, como população negra, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas; e mobilizar a sociedade civil e o governo para avançar nos desafios para garantir a comida de verdade no campo e na cidade e na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSan).

Participarão do evento 150 pessoas, entre conselheiros estaduais da sociedade civil e governo, além de representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no âmbito estadual e conselheiros de segurança alimentar e nutricional de municípios piauienses.

Programação:

08h – Recepção com café da manhã e apresentação cultural

Credenciamento dos participantes

08h30 – Abertura

Leitura e aprovação do Regimento Interno da 5ª Cesan +2

Mesa de Abertura: Comprometimento político em prol do Sistema Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí – Sisan.

09h – Conjuntura político-programática da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Pronunciamento Consea Nacional

Pronunciamento Consea Estadual

Pronunciamento Consea Municipal

10h – Debate propositivo

10h30 – Processo de Adesão e implementação do Sisan e Plano Estadual de SAN

Pronunciamento Caisan Estadual

11h30 – Debate propositivo

12h30 – 13h30h – Almoço

13h30 – Trabalho de Grupos para Agenda de Futuro

Propostas/Oportunidades para assegurar a continuidade e o aprimoramento das políticas públicas que garantam a comida de verdade no campo e na cidade.

Prioridades para a agenda de segurança alimentar e nutricional.

Temas emergentes, novos setores, novos públicos, novas necessidades, novas estratégias.

Grupo 1 (Sala Caju)

Facilitadores: Uespi, Consea Piauí, Caisan Piauí.

Grupo 2 (Sala Manga)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES