Governo intensifica ações da Carreta da Mulher no Outubro Rosa

Os municípios de Paulistana e Picos também receberão a Carreta ainda no mês de outubro

Avalie a matéria:
Carreta | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como parte da programação do Outubro Rosa - movimento de conscientização, com atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama - o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai intensificar as ações da Carreta da Mulher, levando atendimento para o Centro de Teresina. As atividades terão início a partir do dia 11, neste sábado, e se estendem até o dia 17 de outubro. Os municípios de Paulistana e Picos também receberão a Carreta ainda no mês de outubro.

Desde setembro deste ano a Carreta da Mulher já realizou mais de mil atendimentos, em cinco municípios piauienses, realizando exames de mamografia, ultrassonografia e outros exames preventivos de colo do útero.
“Essa é mais uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Maria Carvalho Santos para atender a saúde oncológica das mulheres do Piauí. Sabemos da importância deste evento que tomou conta do Brasil (o Outubro Rosa) e a Sesapi, mais uma vez, reforça o combate ao câncer com mais este serviço, tanto em Teresina, como no interior”, disse Telma Evangelista, diretora de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, da Sesapi.

O Outubro Rosa surgiu em 1990, nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo. O rosa remete à cor do laço, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas na luta contra a doença. No Piauí, ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos. Outras duas carretas já foram adquiridas, ampliando o atendimento por ano para 36 mil exames.

O Câncer de Mama - Depois dos tumores da pele não-melanoma, o câncer de mama é o tipo mais recorrente no Brasil e o mais comum entre as mulheres. “A presença da Carreta da Saúde da Mulher nos municípios tem sido de fundamental importância para a identificação precoce da doença, o que resulta em maiores chances de cura”, pontuou Telma Evangelista.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES