Governo lança comitê para promoção da cultura exportadora no Piauí

A iniciativa atende ainda ao Plano Nacional de Exportações

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de desenvolver ações institucionais e adotar políticas públicas voltadas para o crescimento da exportação de produtos piauienses, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet), aprovou a criação do Comitê Estadual de Promoção da Cultura Exportadora. Ao grupo compete desempenhar ações que garantam a participação no mercado exportador dos diferentes níveis de empresariados locais, objetivando a internacionalização de mercadorias produzidas no Piauí, através de capacitações e pesquisas.

A iniciativa atende ainda ao Plano Nacional de Exportações e também é fomentada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

O Comitê Estadual de Promoção da Cultura Exportadora será composto por grupos de gestão e de operação. Ao comitê de gestores compete o desenvolvimento de ações institucionais voltados para a cultura exportadora, a proposição e a adoção de políticas públicas voltadas para a exportação - além das já existentes - e a atuação em articulação com órgãos governamentais e instituições não governamentais. O intuito é expandir e consolidar as políticas públicas voltadas para a cultura exportadora no Piauí.

Além da Sedet, a gestão do comitê ficará a cargo de representantes do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), da Associação Industrial do Piauí (AIP) e da Receita Federal. Ainda compõe o comitê de gestores, membros do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dos Correios, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e da Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

Dentre as tarefas do Comitê de Operação, está a de capacitar pequenos e médios empresários do ramo da exportação. O Comitê Operacional é composto majoritariamente por representantes da Sedet, em conjunto com membros da Fiep, Porto Piauí, da Junta Comercial, dos Correios e do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi).

“O Piauí é um estado que sempre teve destaque no processo de exportação. Um grande exemplo é a histórica comercialização da cera de carnaúba, que acumulou uma importante experiência de comércio para o Estado. Ainda enfrentamos problemas no valor de câmbio, com a alta do dólar mas o objetivo é justamente criar mecanismos que apoiem os empresários para permanecer e crescer no mercado mesmo com as dificuldades e crises”, aponta a superintendente de Atração e Investimentos da Sedec, Lucile Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES