Dia das Mulheres: Governo lança livro para homenagear

O livro foi organizado pelo jornalista Fenelon Rocha.

Avalie a matéria:
FENELON | Publicação foi organizada pelo coordenador de comunicação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O livro “10 Mulheres Antes da Hora”, que reúne o perfil de dez personalidades femininas que marcaram época na história do Piauí, será lançado nesta quarta-feira em Teresina. O lançamento será às 8h30, na Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, e faz parte das festividades relacionadas com o Dia Internacional das Mulheres.

O livro foi organizado pelo jornalista Fenelon Rocha, coordenador de Comunicação Social do Estado, e tem a apresentação da deputada estadual, e secretária de Saúde, Lílian Martins e dez capítulos, cada um dedicado a uma dessas mulheres.

“O objetivo é resgatarmos o papel desempenhado por essas mulheres, que de algum modo romperam com as regras de seu tempo e ajudaram a criar novos parâmetros”, afirmou Fenelon.

Estão no livro os perfis de Amélia Bevilaqua, primeira mulher a concorrer à Academia Brasileira de Letras; Esperança Garcia, escrava que se rebelou contra o tratamento dado pelos senhores; Elvira Raulino, que abriu as redações para as mulheres; Francisca Trindade, a voz das periferias sem amparo; e Genu Moraes, ousada desde a década de 1940.

Também fazem parte da publicação os perfis de Jovita Feitora, a voluntária que saiu dos sertões do Piauí para alistar- se na guerra do Paraguai; Graça Cordeiro, que fez de sua vida um ato humanitário; Nasi Castro, amarantina que misturava o ofício de parteira com o de poetisa; Teresinha Queiroz, pesquisadora a resgatar parte da história do Piauí; e Niéde Guidon, que colocou o Estado no mapa mundial das ciências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES