Governo planeja consórcio para reciclagem de lixo urbano

Governo planeja consórcio para reciclagem de lixo urbano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, atrav?s da Secretaria das Cidades, est? elaborando o Plano Estadual de Res?duos S?lidos Urbanos do Estado do Piau?, em parceria com os munic?pios, no Minist?rio do Meio Ambiente.

O secret?rio das Cidades, Fl?vio Nogueira, defende esse projeto como priorit?rio, partindo do princ?pio de que o Estado do Piau?, segundo o Programa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), apresenta situa??o mais prec?ria em rela??o ? m?dia do Pa?s em termos de cobertura de servi?os de coleta de lixo.

?Enquanto o ?ndice nacional de domic?lios urbanos atendidos ? mais de 89%, no Piau? n?o chega a 73%?, disse Fl?vio Nogueira, acrescentando que esses dados s?o controversos, porque existe um estudo do Plano Nacional de Recursos H?dricos, publicado recentemente pelo Minist?rio do Meio Ambiente, que indica um aumento no servi?o de coleta de lixo, mas com baixo ?ndice na Bacia do Rio Parna?ba, em torno de 35%.

O secret?rio lamentou a exist?ncia de lixo em Teresina e em outras cidades, espalhado pelas ruas. Na sua concep??o, o primeiro passo ? fazer esse plano e elaborar leis espec?ficas. Ele entende que a responsabilidade n?o ? apenas do setor p?blico, que ? respons?vel pelo lixo. ?A popula??o, tamb?m."

Fl?vio Nogueira revelou que observa as pessoas jogarem pap?is de bombons da janela do carro, o mesmo ocorrendo com pontas de cigarro, pensando que na rua pode ser jogado lixo, quando as prefeituras das cidades colocam coletores para o acondicionamento desses dejetos.

O secret?rio defendeu a aprova??o desse plano, destacando a exist?ncia de recursos do Minist?rio do Meio Ambiente para esse fim, inclusive j? foi feito o conv?nio, faltando apenas licitar e passar a elaborar esse plano e leis espec?ficas, visando a uma regionaliza??o das a?es a serem implementadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES