Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo quer evitar lixo e carros nas praias do Piauí

Isso atrapalha a biodiversidade das praias

Compartilhe
Google Whatsapp

É comum nesse período de férias o fluxo de turistas aumentar na região litorânea do Piauí. Já pensando no resultado após a alta temporada, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) orienta os turistas e também comerciantes que trabalham no local para manter a limpeza e fazer com que o litoral piauiense, mesmo sendo o menor do Brasil, continue sendo reconhecido por sua beleza.

Narra Grande. Crédito: Paulo Barros.

Na segunda quinzena de julho, durante o período de ações das férias dos órgãos estaduais no litoral, uma equipe da Setur irá circular pelas praias para conversar e conscientizar os turistas sobre o lixo. As praias da Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia; Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Ilha Grande e Pedra do Sal, em Parnaíba, são as mais frequentadas. 

Barra Grande. Crédito: Paulo Barros.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, praia linda, é praia limpa. “Queremos nessa temporada alertar e observar para as demais. A conscientização dos frequentadores é parte importante desse trabalho nas nossas praias. É importante que se tenha em mente que aquilo que será descartado por mim, deverá ser também recolhido por mim e despejado no lugar correto e não na praia”, enfatiza o gestor, relembrando que em 2016, o cenário após o período de carnaval foi assustador. Foram retirados cerca de 35 toneladas de lixo das praias, onde no mesmo ano a Setur havia implantado 120 lixeiras pela região. 

Veículos

Além da conscientização sobre o lixo, outro trabalho importante no litoral é feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) que traz a Campanha “Veículos na Praia, Não!”, voltada sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. O litoral do Piauí é uma importante área de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção, sendo o tráfego de veículos na praia ameaça total à biodiversidade.

Equipes da Gerência de Fiscalização e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado (CGeo) da Semar utilizam drones para intensificar a fiscalização. “Com os drones, temos o aumento da área de cobertura de fiscalização, além da possibilidade do registro de condutores de veículos infratores”, afirma Sádia Castro, secretária de Estado do Meio Ambiente.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×